Serviço de Camareiras:
As camareiras lhes acompanharão durante sua internação! São responsáveis em fornecer kits de toalhas e de pernoite para acompanhantes. Também auxiliarão no cuidado da limpeza, reposição de material de higiene e solicitar à zeladoria alguma manutenção de urgência! A noite, é possível solicitar enxoval ou limpeza ao plantão da higienização.
Para solicitar os serviços, utilize os ramais 1805 e 1976.
O serviço ocorre das 7h até as 19h.
Outras informações essenciais:
Kits pernoite para acompanhante: Este kit é composto por lençol, fronha, travesseiro e 1 cobertor, se necessário. Serão entregues na internação do cliente e as trocas são feitas a cada 3 dias pelo serviço de camareiras.
Kit toalha para acompanhante: Será fornecido mediante solicitação e a troca ocorre a cada 3 dias.
Kit toalha para pacientes: serão fornecidos na internação e a troca será feita 1 vez ao dia pelo serviço de camareiras.
Caldeiras: A maioria do aquecimento da água é feita por caldeiras. As duchas possuem aquecimento por água disponível até as 22h.
Serviço de Rouparia:
O enxoval oferecido nos apartamentos é fornecido pelo setor de rouparia. Para colaborar com o meio ambiente, reduzindo o consumo de água e uso de produtos químicos, as roupas de cama serão trocadas a cada 2 dias para pacientes independentes e para os acamados nos banhos de leito.
A troca das roupas de cama é realizada pela enfermagem.
Serviço de Higienização:
• A higiene e a manutenção das limpezas dos apartamentos ocorre 2x ao dia e sempre que for solicitada.
• O cliente poderá solicitar para o(a) profissional do setor. Os(as) auxiliares são responsáveis por higienizar apartamentos e banheiros, recolhimento de lixos e reposição de materiais de higiene.
• O recolhimento de lixos nos apartamentos ocorre durante as limpezas dos apartamentos, no mínimo 2x ao dia ou sempre que for solicitado.
Materiais de Higiene Pessoal:
Disponível nos apartamentos, podem ser solicitados pelo serviço de camareiras em caso de reposição.
O apartamento não dispõe de cofre, sendo o cliente responsável pelos seus bens pessoais. O hospital não se responsabiliza por qualquer valor ou objeto.
Objetos perdidos ou esquecidos:
Qualquer objeto encontrado no hospital será guardado pelo período de 30 dias. Após esse período, não havendo quem o procure, será dado ao objeto o destino mais conveniente, a critério do hospital. Contato para informações no Setor de Ouvidoria, ramal 7411.
É PROIBIDO FUMAR nos apartamentos e nas dependências do hospital.
Controle de Pragas
O hospital possui controle de pragas onde são realizadas inspeções periódicas e desinsetizações. Para contribuir com a eliminação de possíveis pragas pedimos que evitem acúmulo de alimentos nas unidades! Caso visualize algum inseto, poderá contatar o serviço de Higiene pelo ramal 2159.
Orientações do Serviço de Nutrição e Dietética:
• Quando a alimentação for liberada, o serviço de enfermagem comunica ao serviço de nutrição.
• Ao internar na unidade a copeira irá até o leito, nos horários predefinidos para apresentação do atendimento da copa.
• A dieta será servida conforme prescrição do médico e o cardápio será estabelecido pelo Serviço de Nutrição e Dietética.
• A copeira sempre estará disponível para atender às necessidades do paciente na medida do possível.
• A bandeja estará identificada com o nome do paciente e tipo de dieta.
• Não é permitido o consumo de alimentos externos devido ao risco de contaminação; além disso, a dieta hospitalar faz parte do tratamento durante a internação.
• O consumo dos alimentos deve ser de forma imediata para evitar o risco de contaminação do alimento exposto. Após 1h, a copeira passará para recolhimento da louça. Em caso de necessidade, o horário de entrega da refeição poderá ser alterado (mediante avaliação da nutrição).
• A copa não fornece água quente devido ao Controle de Infecção Hospitalar.
• Temos a opção de cardápio de refeições, disponível no quarto para os acompanhantes (para plano convênio/particular).
• Refeições para acompanhantes:
Particulares: Devem ser solicitados com antecedência à copa da ala em que o paciente estiver internado. Os custos relativos a essa alimentação são debitados na conta hospitalar do paciente.
Convênios: Alguns planos de saúde oferecem somente café da manhã aos acompanhantes. Caso o acompanhante opte pelas demais refeições do Hospital, deve solicitar com antecedência à copa da ala em que o paciente estiver internado. Os custos são debitados em conta separada, devendo ser acertados no caixa do Hospital.
• Quando o paciente estiver em NPO significa que ele estará em jejum para exames/procedimentos ou porque, no momento, não pode se alimentar por conduta médica, inclusive de água e chá, e esta será seguida pelo serviço de nutrição.
• Dúvidas em relação ao seu plano/convênio, consultar a escriturária da unidade no Posto de Enfermagem.
• Quando necessário, a nutricionista poderá ser acionada por meio da copa ou enfermagem.
• Para modificações na dieta do paciente ou solicitação de refeições para acompanhante comunique com antecedência e respeite as rotinas de horários para solicitações e entregas de refeições.
HORÁRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DAS REFEIÇÕES:
CAFÉ DA MANHÃ: 07h30
ALMOÇO: 11h15 (Solicitar até as 9h)
LANCHE DA TARDE: 15h
JANTAR: 19h (Solicitar até as 16h)
CEIA: 21h
*Esses são os horários de início da distribuição das refeições. Aguarde até ser atendido.
* A ceia corresponde a um pequeno lanche.
*Quando tiver alguma solicitação para a copa, pedimos a colaboração de comunicar antecipadamente e aguardar até ser atendido, pois todo o hospital é servido nestes horários. A equipe precisa organizar todas as solicitações para que a refeição chegue a todos os leitos da forma correta.
*As copeiras passarão no quarto para questionar sobre a alimentação no almoço e janta.
Ramais das Copas:
Copa Santa Clara: 2327
Copa Santo Antônio: 2334
Copa Maternidade: 2333
Copa Pediatria: 2330