Hospital Santa Cruz promove encontro sobre gestação de alto risco

O Hospital Santa Cruz realizou, no dia 17 de dezembro, o 3º Encontro de Gestação de Alto Risco da Instituição, com o tema A atuação psicossocial no Ambulatório de Gestação de Alto Risco. O evento foi conduzido pela enfermeira Greice de Souza Leal, coordenadora de enfermagem da Urgência e Emergência SUS, do Ambulatório de Convênios e da Unidade Ambulatorial Acadêmica.

A diretora de enfermagem do HSC, enfermeira Eliane Carlosso Kummenauer, enfatizou a relevância do encontro e da mobilização regional em prol da qualidade da assistência pré-natal. No encontro foram apresentados os dados epidemiológicos sobre a atenção em saúde na 28ª Regional, pela responsável pela Saúde da Mulher na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), enfermeira Louana Theisen, seguida pela apresentação da responsável pela Saúde Mental e Vigilância de Violências na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, psicóloga Karolina da Paixão, que abordou em sua apresentação os indicadores de violências relacionadas à saúde da mulher.

A enfermeira Luisa Mantovani, representante do Ambulatório de Gestação de Alto Risco (AGAR) do HSC, apresentou dados do perfil assistencial das gestantes atendidas no serviço, bem como indicadores assistenciais relacionados ao Protocolo Institucional da Linha de Cuidado da Gestante de Alto Risco. A assistente social Ana Paula Pereira abordou sobre as principais atuações dos profissionais da área no AGAR. Em seguida, as psicólogas Suelen Machado de Freitas e Luana Molz Rodrigues abordaram sobre as estratégias e desafios do atendimento psicológico às gestantes de alto risco, bem como sobre as principais ações realizadas nos atendimentos da gestante ou da puérpera e da sua família.

Segundo Luana, a participação de serviços de diferentes cidades reforçou a importância do diálogo, da interface entre os saberes e do compartilhamento de experiências, ampliando os olhares sobre o cuidado integral às gestantes de alto risco. “Enquanto profissional da área da saúde e atuante no Ambulatório de Gestação de Alto Risco, destaco a relevância do evento, que se constituiu como um espaço potente de troca, reflexão e construção coletiva”, complementou. “O fortalecimento das redes de atenção mostra-se essencial para qualificar as intervenções, favorecer articulações mais efetivas entre os serviços e garantir um cuidado contínuo, humanizado e sensível às necessidades biopsicossociais das gestantes acompanhadas”, destacou a psicóloga.

O encontro do AGAR ocorre anualmente no Hospital Santa Cruz. O objetivo é reforçar o vínculo da Instituição com a 13ª CRS e a atenção básica dos municípios.