A saúde primária do município de Rio Pardo/RS passará por uma importante mudança na gestão dos
serviços médicos. Foi assinado no dia 15 de dezembro um acordo que transfere a responsabilidade pelas horas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) para a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora do Hospital Santa Cruz e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A Apesc, entidade civil sem fins lucrativos, será a responsável pela prestação de serviços médicos especializados, além de serviços administrativos de apoio e de gestão nas unidades de saúde de Rio Pardo. A parceria visa fortalecer a atenção básica, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
O acordo foi formalizado em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e representantes das instituições envolvidas. A assinatura foi realizada pelo prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, e pelo presidente da Apesc e reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.
Para o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, a parceria com a Unisc e o Hospital Santa Cruz representa um avanço importante para a saúde de Rio Pardo. “Estamos garantindo mais qualidade, organização e segurança no atendimento da atenção básica, fortalecendo as unidades de saúde e assegurando um cuidado mais eficiente e humanizado à população”, exalta o chefe do executivo.
“Esta parceria é um passo significativo para a qualificação do atendimento das unidades de saúde, e contar com a expertise da Unisc e do Hospital Santa Cruz certamente trará um novo patamar de excelência para a saúde básica de Rio Pardo,” afirmou o reitor Rafael Henn.
A Apesc/Unisc e HSC assumem a gestão focada em garantir o provimento das horas médicas necessárias para o pleno funcionamento dos postos de saúde do município e garantir a saúde pública plena com qualidade.

