O Hospital Santa Cruz, por meio do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), promoveu
mais uma edição da venda de guarda-chuvas e sombrinhas alusivas à campanha do Outubro Rosa, movimento internacionalmente conhecido pela conscientização acerca do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de mama. A novidade deste ano foi a comercialização de camisetas, que superou as expectativas.
Assim como nas edições anteriores da campanha, o resultado obtido com as vendas foi revertido em vouchers de exames de mamografia, que são disponibilizados gratuitamente à população por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Este ano, a campanha resultou em 95 exames, o dobro da campanha anterior.
A entrega dos vouchers foi realizada no dia 19 de novembro pelo diretor-geral do HSC, Rolf Fredi Molz, para o secretário municipal de saúde, Rodrigo Rabuske, e para a presidente da Liga, Sílvia de Barros. Também estavam presentes o coordenador da Central de Regulação e Agendamento da secretaria, David Nóbrega, o assessor de planejamento e gestão Yago Krüger e a tesoureira da Liga, Bernadete Farias de Souza, além da gerente de relacionamento e negócios privados do Hospital, Carolina Galan, da coordenadora de enfermagem do CDII, Lisiane Ferreira Rosa, e da analista de relacionamento e serviços do CDII, Anelise dos Santos.
“Agradecemos o envolvimento de todos que contribuíram para o sucesso desta ação e reiteramos a importância de mantermos iniciativas que unem propósito e cuidado com o outro e com a saúde”, destacou Molz. “Foi um trabalho muito intenso das equipes, com um resultado muito positivo”.
Na avaliação da analista Anelise e da gerente de relacionamento Carolina, a volta da venda de camisetas teve uma aceitação muito grande por parte da comunidade. “A ação teve caráter solidário e coletivo, envolvendo diferentes setores da Instituição, Unisc e o apoio da comunidade”, ressaltaram. Elas reforçaram, ainda, que as pacientes serão agora atendidas no CDII Mulher, novo espaço dedicado ao público feminino.
O secretário Rodrigo Rabuske enfatizou o termo de cooperação que a atual gestão municipal estabeleceu com a Liga e afirmou que a expectativa é de zerar a fila de espera para exames de mamografia. “Queremos agradecer em nome da Secretaria Municipal de Saúde, pois esse esforço de todos faz o trabalho acontecer”, disse.
A presidente da Liga também agradeceu a parceria com a secretaria, assim como outras conquistas ao longo do ano. “O resultado dessa iniciativa do Hospital Santa Cruz é muito significativo para a nossa causa”, salientou Sílvia. “Damos as mãos e seguiremos alcançando nossos objetivos”, acrescentou.
Campanha
Durante o Outubro Rosa, o HSC também compartilhou nas redes sociais informações sobre o câncer de mama. O objetivo é conscientizar sobre a prevenção da doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Na casa de saúde são disponibilizados exames preventivos no CDII Mulher e por meio do Checkup da Mulher, uma das cinco modalidades de checkups oferecidas pela Instituição. Os serviços podem ser encontrados em www.portalhsc.com.br.

