O Hospital Santa Cruz, em parceria com a equipe de Nutrição e estudantes do curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), irá participar novamente do evento mundial NutritionDay, que será realizado nesta quinta-feira, dia 13. O programa internacional visa monitorar, avaliar e melhorar a situação nutricional de pacientes em instituições de saúde.
O NutritionDay é uma auditoria transversal de um dia, em que unidades hospitalares em todo o mundo reúnem dados padronizados sobre estado nutricional, risco de desnutrição e cuidados nutricionais prestados. Para a coordenadora da equipe de nutrição do HSC, Carolina Testa Antunes, participar desse evento traz diversos benefícios para o Hospital Santa Cruz, entre eles, aumentar a visibilidade e a conscientização interna sobre a desnutrição relacionada à doença, que afeta uma parcela significativa dos pacientes hospitalizados.
“Também permite à instituição integrar-se a uma base internacional de dados, comparando-se com outras unidades (benchmarking) e identificando oportunidades de melhoria nos processos de atenção nutricional”, explica a nutricionista. “Contribuir ainda para a segurança do paciente e a qualidade do cuidado, que é a missão do NutritionDay, sensibilizando e aumentando o conhecimento sobre a desnutrição relacionada à doença”. Além disso, segundo Carolina, fortalece o protagonismo da equipe de nutrição do HSC e dos estudantes da Unisc no contexto de ensino-aprendizagem, pesquisa e prática baseada em evidências.
Conforme o projeto, até 40 % dos pacientes hospitalizados mundialmente podem estar em risco de desnutrição relacionada à doença. Além disso, a adesão anual ao NutritionDay permite acompanhar a evolução dos indicadores de cuidado nutricional ao longo do tempo, gerando dados para planejamento, melhoria contínua e valorização das práticas de nutrição hospitalar.
Ao longo do dia, o HSC realizará a coleta de dados do NutritionDay em quatro unidades de internação. “Nosso engajamento nasce do compromisso com a nutrição, com o Hospital Santa Cruz e com a Unisc, reafirmando o nosso compromisso com a excelência no cuidado ao paciente, com a nutrição como pilar estratégico”, destaca Carolina. “É motivo de grande orgulho destacar que somos o único hospital da região a participar de uma pesquisa de tamanha relevância em nível internacional, o que reforça ainda mais o papel da instituição como referência em ensino, pesquisa e assistência”.

