Residentes do HSC participam de evento sobre aleitamento materno em Santa Maria

Residentes do Programa Multiprofissional em Saúde – Atenção Materno Infantil do Hospital Santa Cruz participaram do 8º Seminário Integrado de Aleitamento Materno, promovido pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. O evento ocorreu no dia 20 de agosto no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e teve como objetivo sensibilizar profissionais, gestores e comunidade acadêmica sobre a importância da proteção, promoção e apoio à amamentação.

Participaram do evento os residentes enfermeiros Leandro de Medeiros, Letícia Damitz e Thais Barreto, a residente nutricionista Carolina Ruoso e a residente farmacêutica Lara Godinho Arruda. Também estiveram presentes a assistente social Erineia Silva, da Escola de Educação Infantil Casa da Criança, e a psicóloga Giovana Durigon, do município de Júlio de Castilhos, que já integraram o programa de residência do HSC.

Na ocasião, os residentes apresentaram as experiências exitosas do Hospital Santa Cruz relacionadas à proteção, apoio e promoção do aleitamento materno, desenvolvidas com o apoio de preceptoras e da coordenadora Fabiana Assmann Poll. Os trabalhos expostos foram Agosto Dourado: o papel dos residentes multiprofissionais na atenção materno-infantil no apoio à amamentação, Solicitação da equipe multiprofissional para avaliação farmacêutica de excipientes alergênicos em psicofármacos durante o aleitamento e Atuação de residentes de Nutrição em grupo de suporte a mães que amamentam neonatos internados na UTIN/UCIN.

Para a residente Thais Barreto, o evento foi uma oportunidade única de aprendizado. “Foi uma experiência enriquecedora, que proporcionou novos conhecimentos, troca de vivências e atualização científica sobre um tema tão essencial para a saúde materno-infantil”, destacou. “Sem dúvida, foi um momento de motivação para seguir contribuindo ativamente na valorização do aleitamento materno”.

A residente Letícia Damitz reforçou o caráter integrador do seminário. “Compartilhamos nossas vivências por meio dos trabalhos apresentados e tivemos a oportunidade de acompanhar palestras, mesas-redondas e momentos de troca que ampliaram nossa visão sobre os desafios e estratégias no incentivo ao aleitamento materno”, avaliou. “Foi um espaço de aprendizado coletivo e de integração entre diferentes serviços, reafirmando a importância da atuação multiprofissional no cuidado à saúde materno-infantil”, concluiu a enfermeira.