No mês de novembro o Hospital Santa Cruz celebrou os 10 anos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, com foco em Urgência e Emergência. A comemoração foi marcada por uma confraternização especial no restaurante Gruta dos Índios, reunindo professores, funcionários, residentes e ex-residentes em um momento de celebração e reconhecimento da trajetória do programa.
Atualmente o programa possui três áreas de concentração, em Atenção em Urgência e Emergência, em Atenção Materno Infantil e em Atenção Cardiovascular. A primeira oferece vagas para profissionais de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. A área materno infantil abrange as profissões de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Já a cardiovascular destina vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.
A Residência Multiprofissional em Saúde constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões que se relacionam com a saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço e sob orientação de profissionais qualificados. Os programas são desenvolvidos em parceria entre gestores e instituições formadoras, de acordo com a realidade local e orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes 10 anos já foram formados 176 residentes multiprofissionais no HSC. Atualmente, 59 profissionais estão realizando a residência nas três áreas de concentração do programa.
A carga horária da Residência Multiprofissional em Saúde é de 60 horas semanais de atividades teórico-práticas, com dedicação exclusiva e duração total de 24 meses. As bolsas, no valor bruto de R$ 4.106,09 cada uma, são concedidas pelo Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas no SITE, ou na Secretaria de Ensino e Pesquisa do HSC, telefone (51) 3713-7428 e e-mail sephsc@unisc.br.