Residente em Atenção Materno Infantil do HSC participa de congresso internacional

A psicóloga residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – área de concentração em Atenção Materno Infantil do Hospital Santa Cruz, Giovana Durigon Alves, participou do 16º Congresso Internacional da Rede Unida, que ocorreu entre os dias 31 de julho e 3 de agosto na Universidade Federal de Santa Maria. Este ano, o evento teve como tema central As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS.

Na ocasião, a residente apresentou trabalhos acadêmicos que descrevem as experiências e vivências dos residentes multiprofissionais em Atenção Materno Infantil no HSC, intitulados A experiência de residentes do Programa de Atenção Materno Infantil em um hospital de ensino, com os co-autores Leandro da Silva de Medeiros, Letícia Oliveira Damitz, Carolina Ruoso, Ketlin Ferreira Martins e Fabiana Assmann Poll, e Atuação dos residentes do Programa de Atenção Materno Infantil no Ambulatório de Gestação de Alto Risco (AGAR) de um hospital de ensino: um relato de experiência, com a co-autoria de Leandro da Silva de Medeiros, Carolina Ruoso, Letícia Oliveira Damitz, Lara Françoise Godinho Arruda, Erinéia Gonçalves da Silva e Fabiana Assmann Poll.

“Agregou muito conhecimento para a minha formação enquanto residente do Programa Multiprofissional em Atenção Materno Infantil, pois tive o privilégio de conhecer profissionais experientes nesta área e ouvir palestras que ressaltaram a importância do profissional residente’’, comentou Giovana. Ela acrescentou que, durante o evento, pôde aprimorar seus conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como conhecer projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos no Brasil e no mundo. “Com isso, pretendo agregar esses conhecimentos adquiridos à minha prática no Hospital Santa Cruz e na rede de saúde do município, para poder prestar uma assistência qualificada aos pacientes, sempre seguindo os princípios e diretrizes do SUS’’, destacou a residente.

A coordenadora do Programa, professora Fabiana Assmann Poll, destacou a importância da participação dos residentes no evento, que possibilitou troca de informações e conhecimentos sobre formação e educação em saúde e de experiências vividas em diferentes espaços, com o intuito de aproximar pessoas e aprimorar estratégias de trabalho em saúde. “Do mesmo modo, considero que esta participação permite dar visibilidade e integrar este programa de residência, que iniciou suas atividades no início deste ano, junto a outros grupos de trabalho na área”, avaliou a coordenadora.