Em 24 de junho é comemorado o Dia Mundial da Prevenção de Quedas. Neste momento, aproveitamos para conscientizar e alertar as equipes profissionais, pacientes e familiares em relação ao risco de queda dos pacientes internados ou em atendimento ambulatorial.
O Hospital Santa Cruz trabalha com as sete metas de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, onde a Meta 6 trabalha especificamente na prevenção de quedas dos pacientes dentro da instituição. Para identificação do risco de queda, utilizamos escalas científicas que avaliam o risco de cair de cada paciente de forma individualizada. O HSC identifica os pacientes com este risco colocando uma pulseira de cor amarela e, também, o risco é assinalado na identificação de cabeceira do leito do paciente.
Estas ações visam facilitar, por meio da identificação visual, quem possui risco de cair, funcionando como um alerta para as equipes de saúde. Todas estas medidas são tomadas para auxiliar na identificação visual dos pacientes que possuem risco de queda, para que seja evitado qualquer tipo de evento adverso durante a internação e/ou atendimento ambulatorial.
Sabendo dos inúmeros riscos à saúde em consequência das quedas, aproveitamos o momento para orientar sobre medidas que podem ser tomadas para evitar as quedas no ambiente domiciliar, especialmente para idosos e crianças. São elas: Evitar superfícies escorregadias e dar preferência para pisos antiderrapantes (isso inclui evitar pisos encerados); Evitar deixar tapetes soltos no chão (de preferência não utilize mas, se for necessário, dê preferência aos que possuem sistema antiderrapante); Manter os ambientes bem iluminados; Instalar corrimãos em escadas ou degraus; Evitar deixar objetos no trajeto de circulação (cuidado com os animais de estimação, eles gostam de andar no meio das pernas); Utilizar sapatos antiderrapantes e dar preferência a sapatos fechados e que não sejam de salto alto (para evitar torcer o pé); Colocar grades nas bordas das camas (existem grades adaptáveis às camas que podem ser adquiridas na internet); Para quem tem crianças e escadas em casa, colocar os “portões de proteção”; e Colocar grade/tela de proteção nas janelas e sacadas.
Seguimos juntos na prevenção de quedas!
Fernanda Souza Coimbra e Yasmin Cardoso Martins
Enfermeiras do Hospital Santa Cruz