HSC promove workshop sobre gerenciamento de antimicrobianos

Na quarta-feira, dia 27, foi realizado o primeiro módulo do 2º Workshop sobre Gerenciamento de Antimicrobianos do Hospital Santa Cruz. O evento foi promovido pela equipe da Meta 3 do Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) juntamente com o Núcleo de Gerenciamento de Antimicrobianos (NGA) e teve como público-alvo médicos, enfermeiros, farmacêuticos e residentes de enfermagem, farmácia, medicina e odontologia.

O tema do Módulo 1 foi Construindo uma Base Sólida: Introdução abrangente aos programas de gerenciamento de antimicrobianos para equipes multiprofissionais. A atividade foi ministrada pela farmacêutica clínica e líder do time operacional do Núcleo de Gerenciamento de Antimicrobianos do HSC, Rochele Mosmann Menezes.

Os antimicrobianos são compostos que atuam contra microrganismos, seja inibindo seu crescimento ou causando sua eliminação. Sua utilização revolucionou a prática médica, tornando infecções que antes eram fatais em doenças passíveis de tratamento e diminuindo a taxa de mortalidade em pacientes com sepse grave ou choque séptico.