UTI Adulto do HSC finaliza participação no Projeto Saúde em Nossas Mãos

Após seis anos de projeto, o Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, finalizou seu segundo ciclo. O projeto, elaborado de forma colaborativa pelos hospitais PROADI-SUS, tem como objetivo reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar, além de disseminar o modelo de melhoria para outras unidades dos hospitais participantes. A longo prazo, a expectativa é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente.

No segundo triênio de projeto, entre os anos de 2021 e 2023, o Saúde em Nossas Mãos contou com a participação de 188 instituições, entre elas o Hospital Santa Cruz, com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto cadastrados. Os dados finais do projeto foram apresentados no dia 7 de dezembro, em Brasília, com a presença da enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Instituição, Maitê Souza Magdalena, e da enfermeira coordenadora da UTI, Andreia Schubert de Carvalho.

Neste período, o Saúde em Nossas Mãos estima ter atendido mais de 200 mil pacientes, impactando na redução de 6.191 IRAS, salvando 2.535 vidas e poupando acima de R$ 364 milhões aos cofres públicos. No Hospital Santa Cruz, foram 12 meses sem a incidência de infecção primária de corrente sanguínea, oito meses consecutivos sem infecção de trato urinário e quatro meses sem pneumonia associada à ventilação mecânica, melhorias significativas que foram comemoradas pela Instituição.

“A estimativa de economia no hospital foi de R$ 53.103,19”, destacaram as enfermeiras. Outro resultado celebrado, segundo elas, foi o aumento na adesão à higienização das mãos: no mês de dezembro de 2023, a UTI Adulto fechou uma média de 88%.

Confira o compilado dos resultados do projeto em todos os hospitais participantes: