HSC promove ação alusiva ao Dia Mundial de Lavagem de Mãos

O simples ato de higienizar as mãos é a ação mais eficaz para prevenir a disseminação de microrganismos causadores de doenças como bactérias, fungos ou vírus. Assim sendo, é a principal ação para prevenir as infecções hospitalares, não somente pela indiscutível eficácia, mas também por ser um ato simples e rápido, acessível e de baixo custo.

Tendo em vista a importância deste ato, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 15 de outubro como o Dia Mundial de Lavagem das Mãos. A importância da higienização das mãos pode ser evidenciada pela existência de um segundo dia dedicado ao assunto, sendo este instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e focado principalmente no profissional de saúde: o dia 5 de maio.

No mês de outubro, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Santa Cruz, com o apoio do Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp), convidou as equipes assistenciais a trabalharem o tema por meio da confecção de painéis, nos quais os profissionais puderam expor suas percepções sobre a importância da higienização das mãos.

Confira o resultado dos trabalhos elaborados pelos colaboradores nas diferentes unidades de atendimento:

É importante lembrar que higienizar as mãos vai além do ambiente hospitalar. Outros tantos problemas de saúde que assolam nossa população podem ser prevenidos ao lavar as mãos, como a recente pandemia causada pelo Coronavírus, as infecções pelo vírus sincicial respiratório (que pode ser fatal para crianças pequenas e bebês), as gastroenterites e as parasitoses (muito frequentes em escolas e creches).
Seja também um incentivador dessa prática!

Maitê S. Magdalena
Enfermeira
Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH