Simpósio de Segurança do Paciente do HSC está com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para o 6º Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Santa Cruz. O evento será realizado no dia 8 de novembro, a partir das 13h30min, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com o tema Processos, ações e desafios para o cuidado ao paciente.

A primeira palestra será com a médica intensivista Elenara Ribas, sobre Análise de indicadores em projetos de melhoria. Ela é especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), especialista em melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) e Fellow do International Society for Quality in Health Care (ISQua). Atua como consultora de qualidade e segurança no Escritório de Excelência Einstein, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Às 14h40 será abordado o tema A experiência do paciente na criação de jornadas inspiradoras, com a relações públicas Ingrid Hermes Bittencourt. Ela é pós-graduada em Comunicação Corporativa e fundadora da Nove Oito Um / Marketing em Saúde. Após o intervalo, às 16h, a diretora de enfermagem do HSC, enfermeira Fernanda Ribeiro Gallisa, falará sobre Os desafios da Gestão Assistencial de um Hospital de Ensino. Fernanda é mestra profissional em Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e especialista em Gestão Hospitalar pela Escola de Gestão e Ciências da Saúde e em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo.

Em seguida, entre 17h e 18h, haverá uma mesa redonda com hospitais da região. Às 19h, o diretor técnico do Hospital Divina Providência, Willian Victor Lissa Dalpra, ministrará uma palestra com o tema Como a governança clínica pode contribuir para a qualidade e segurança dos pacientes. Willian é médico formado pela Furg, tem Growth hacking (crescimento de negócio) pela PUC/RS e é pós-graduado em Liderança e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Governança Clínica – IBES, pós-graduado em Gestão em Saúde pela Unilasalle e especialista em Medicina Intensiva e em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição. Também atua como preceptor do Programa de Residência Médica no Grupo Hospitalar Conceição.

Por fim, às 20h15min, a médica clínica Michelle Virgínia Eidt e a enfermeira Milena Lima Ellwanger irão falar sobre DRG e segurança do paciente: paciente no centro do cuidado. Michelle é especialista em UTI adulto pelo Hospital Albert Einstein (SP), mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela PUC/RS e médica assessora DRG da Unimed/VTRP. Milena é graduada pela Unisc, especialista em Gestão de Serviços da Saúde pela Universidade de Caxias do Sul e em Auditoria em Enfermagem pela Faculdade Faveni, graduanda do curso de Administração pela Unisc e enfermeira auditora da Unimed/VTRP.

O valor das inscrições é de R$ 30 para o público geral e R$ 15 para estudantes da Unisc. Funcionários da Apesc e residentes do Hospital Santa Cruz são isentos da taxa de inscrição. Haverá emissão de certificado online. Mais informações e inscrições no endereço eletrônico www.hospitalstacruz.com.br/simposiosegurancapaciente.