Hospital Santa Cruz expõe elogios em mural fixo na entrada dos funcionários

Para quem trabalha em um hospital, cada dia é um novo desafio. Novos casos, novos pacientes, adrenalina e pouco tempo para descanso. Em meio a tanta correria, ter resiliência e gostar do que faz, além de estar bem preparado e motivado, são fatores fundamentais para prestar um atendimento humanizado e de qualidade na área da saúde.

No Hospital Santa Cruz, muitos desses profissionais têm o seu trabalho reconhecido e valorizado por meio de elogios e agradecimentos enviados à Ouvidoria, canal de comunicação dos pacientes, familiares, funcionários e comunidade em geral com a Instituição. As manifestações são enviadas aos coordenadores dos setores e unidades para que cheguem aos profissionais envolvidos, mas também são expostas em um mural localizado na porta de entrada dos funcionários do hospital.

“É uma motivação a mais pra gente, me deixa muito feliz”, resume a técnica de enfermagem Josiane Mahle, da Ala São Francisco. Apesar da dinâmica e do fluxo da unidade, que é a maior da casa de saúde, não é a primeira vez que ela e colegas são elogiados. “Não temos muito tempo, é uma correria, mas procuramos sempre dar toda a atenção para cada paciente, para cada atendimento, e ter nosso trabalho reconhecido nos dá ânimo para seguir em frente”, complementa.

Da mesma forma, a enfermeira gestora Tatiane Regina da Silva atua em meio à complexidade do plantão de urgência e emergência SUS, o PA. Com dois elogios recebidos no mês de agosto, ela afirma que ter esse retorno dos pacientes, sendo ele positivo ou negativo, faz o profissional refletir, proporcionando novas mudanças, novos hábitos e atitudes para melhorias. “Quando negativo repensamos no ocorrido, avalia-se qual a melhor forma de qualificar o atendimento. Quando positivo transmite uma alegria imensa, uma sensação de dever cumprido”, compara. “O reconhecimento nos motiva e nos impulsiona para realizar cada vez melhor”.

Elogios e agradecimentos chegam também à área de serviços do Hospital. É o caso da Lílian Bárbara Couto, que trabalha na recepção da Hemodinâmica, no Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), e que também teve um elogio exposto no mural. “Para mim é motivo de muito orgulho e satisfação receber esse reconhecimento e carinho dos familiares e pacientes”, comemora. “Prezo muito pelo atendimento humanizado, por isso atendo cada um deles como se fosse alguém da minha família, da forma que eu gostaria de ser atendida em qualquer lugar, principalmente sendo da área da saúde”, reforça Lílian.

E nem sempre as manifestações são individuais. Muitas delas são direcionadas a equipes, setores, unidades e algumas vão desde a recepção até o caixa no momento da alta, passando por copa, higienização, hotelaria, equipe assistencial e médica, entre outros. O coordenador médico interino das emergências, Juliano Rathke, destaca que cada uma das manifestações de gratidão proporcionam um estímulo para as equipes seguirem um trabalho de superação e excelência, buscando assegurar uma trajetória satisfatória aos pacientes.

“Esse carinho inspira os profissionais na dedicada tarefa, por vezes árdua, de cuidar do outro”, afirma o médico ao avaliar os elogios recebidos em agosto pela equipe da emergência nos convênios. “Os profissionais sentem-se extremamente gratos e lisonjeados pelos elogios e considerações positivas dos usuários, por poder fazer parte e auxiliar nos momentos de vulnerabilidades e de aflição na vida dos pacientes e familiares”, aponta Rathke.

Para a coordenadora da Ouvidoria do Hospital Santa Cruz, Renata Heidrich, receber, registrar e repassar os elogios aos colegas é motivo de imensa alegria. “Sabemos que há aspectos a aprimorar, mas o reconhecimento é merecido e motivador, sempre!”, ressalta.

Confira os elogios recebidos por eles:

Lílian Bárbara Couto
“Atendimento espetacular! Recepcionista Lílian simpática, sensível, que além de atender super bem, consegue tranquilizar paciente e acompanhante. Por mais pessoas assim! Isto é atendimento humanizado. Aplausos para ela!”

Josiane Mahle (Elogio feito pessoalmente na Ouvidoria)
Refere que a funcionária é muito carinhosa, educada e afetuosa com os pacientes. É um exemplo a ser seguido, que presta um atendimento humanizado.

Tatiane Regina da Silva
“Enfermeira Tati é maravilhosa!”

Urgência e Emergência / Convênios
“Gostaria de manifestar aqui o meu agradecimento ao atendimento realizado no dia 03/08/23, no final da tarde. Cheguei no plantão com muita dor, fui para a triagem e logo para a consulta, medicada e encaminhada para realizar exames de imagem, tudo realizado por profissionais competentes com agilidade e comprometimento, sempre preocupados em me deixar confortável naquela situação de muita dor. Agradecimento à recepção convênios, à médica plantonista, ao ambulatório de convênios, enfermeira Susi, técnicas de enfermagem Saruzi, Stefani e Gabriela, ao CDII, Dr. Tiago, técnica de enfermagem Marta e técnico de radiologia Daniel. Vocês fizeram a diferença no meu atendimento!”