Microscópio permite maior precisão em procedimentos realizados no Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz adquiriu este ano um equipamento que permite maior precisão em microcirurgias realizadas na Instituição. O microscópio cirúrgico é utilizado no Hospital pelas equipes de neurocirurgia, otorrinolaringologia e traumatologia em microprocedimentos delicados que exigem precisão.

Conforme o neurocirurgião Rodrigo Roncaglio, o equipamento consiste em várias lentes que possibilitam aproximar a imagem aumentando a nitidez e, consequentemente, a qualidade do procedimento e a segurança do paciente, proporcionando uma imagem em três dimensões: horizontal, vertical e profundidade. “O microscópio neurocirúrgico é um equipamento de ponta na neurocirurgia brasileira, oferecendo ainda mais segurança para o procedimento”, destaca Roncaglio.

O neurocirurgião Telmo Tiburcio Fortes Lima também enfatiza a segurança que o aparelho proporciona aos procedimentos. “É uma das melhores marcas que temos disponível no mundo hoje, que permite uma magnificação muito boa da imagem”, reforça o médico. Entre os procedimentos que podem ser feitos com o microscópio cirúrgico, segundo ele, estão basicamente os tumores cerebrais. “Na coluna, é usado em procedimentos tanto para tumores medulares, malformações, quanto para hérnias de disco”, acrescenta.

Lima salienta, ainda, que o HSC também dispõe de outras tecnologias para tratamento de hérnias de disco, como a endoscopia e as torres de vídeo. “Estamos muito felizes com a aquisição do microscópio cirúrgico pelo Hospital Santa Cruz, agregando ao que nós já tínhamos aqui, que já é de boa qualidade”, elogia o neurocirurgião. “Posso dizer, com segurança, que hoje temos ótimos equipamentos, com ótimos profissionais para oferecer um serviço de excelência em nossa cidade”, afirma.