HSC lança calendário de atividades do Programa de Qualidade de Vida Equilibre-se

O Hospital Santa Cruz apresentou ao seu público interno, no dia 5 de abril, o calendário anual do Programa de Qualidade de Vida Equilibre-se. As atividades ocorrem, geralmente, durante o expediente e em todos os turnos de trabalho, desenvolvidas por profissionais de Educação Física, Psicologia e Enfermagem do Trabalho do Hospital e com a participação de alunos da residência multiprofissional em Educação Física, da graduação e da pós-graduação de diversos cursos, além de voluntários.

O Programa de Qualidade de Vida Equilibre-se tem como objetivo proporcionar aos colaboradores oportunidades de avaliar suas condições de saúde e de serem protagonistas das mudanças necessárias. Para isso utiliza estratégias de prevenção e promoção da saúde em espaços de cuidado, promotores de sentido, de autoconhecimento e reflexão em relação ao próprio processo de trabalho, bem como sobre diferentes dimensões da vida.

E para promover o programa e divulgar o calendário de atividades de 2023, várias ações foram desenvolvidas ao longo do dia 5. Também foram expostas ao público as atividades desenvolvidas em 2022 e o alcance que elas tiveram entre o público-alvo. Ao todo, foram realizados cerca de 4,8 mil atendimentos no ano passado.

Entre as atividades oferecidas pelo Equilibre-se estão as oficinas de bolsinhas de calor e relaxamento, de Páscoa e de enfeites de Natal, que em 2022 somaram 152 participações, e o Reequilibre-se, com sessões individuais que contemplam quick massage, alongamentos passivos e aromaterapia, com 740 atendimentos. A ginástica laboral, que são exercícios físicos realizados nos postos de trabalho, teve o total de 3.731 participações em 2022. Também são oferecidos aos colaboradores grupo de caminhada e oficinas de atividade física no Dia do Desafio.