Hospital Santa Cruz promove capacitação sobre aleitamento

O Hospital Santa Cruz promoveu em dezembro uma capacitação sobre aleitamento materno para a equipe assistencial da área materno-infantil. A atividade foi organizada pelas médicas pediatras Fabiane Rosa de Souza e Carolina Damasceno e ministrada de forma on-line pelas professoras Camila Dantas, Camila Ramos e Tatiana Vargas, do Instituto Mame Bem, de Belo Horizonte.

Ao todo foram 16 horas de capacitação, divididas em quatro encontros. As abordagens tiveram como foco a intervenção de excelência no manejo do aleitamento materno, as dificuldades encontradas no aleitamento materno, da avaliação ao diagnóstico e intervenção, a anatomofisiologia da produção láctea e função de sucção e desenvolvimento motor oral, a avaliação das mamas, postura, pega e produção láctea, o uso do copo e técnica de relactação, a técnica 5S de exterogestação, o impacto das alterações do frênulo lingual sobre o aleitamento materno e a amamentação em bebês prematuros e condições especiais.

Para a pediatra Fabiane, que é neonatologista e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica do HSC, o curso foi um investimento da Instituição em capital pessoal, fundamental para valorizar e unir ainda mais a equipe. “A capacitação trouxe para dentro do Hospital temas importantes que estão sendo discutidos em todo o mundo sobre condutas e práticas atuais em relação à amamentação”, explica a médica.

Participaram da capacitação médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiros que estão atuando diretamente com as mães e bebês na maternidade, no centro obstétrico, na UTI e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). “Conseguimos unificar essa voz, unificar condutas, sempre voltados para a humanização e reforçando os vínculos e estímulos ao aleitamento materno”, reforça Fabiane.

A enfermeira Araceli Bernhard dos Santos, da Maternidade, foi uma das profissionais que participaram da capacitação. Segundo ela, que atua no cuidado ao recém-nascido, profissionais da saúde precisam estar em constante atualização buscando sempre o bem-estar dos clientes. “O curso sobre aleitamento nos proporcionou rever as nossas práticas, bem como qualificar ainda mais o atendimento prestado às mamães e aos recém-nascidos no Hospital Santa Cruz, para assim otimizar e iniciar os primeiros passos para o sucesso da amamentação”, avalia a enfermeira.