Unisc desenvolve calculadora de medicamentos para o Hospital Santa Cruz

O trabalho que até então era realizado de forma manual pelas equipes assistenciais da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Cruz passa a contar agora com um software desenvolvido por estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com a empresa Compass Uol, por meio de um programa de bolsas com a Universidade. A calculadora para diluição de medicamentos é uma ferramenta inovadora que permite a administração das dosagens de forma mais precisa e ágil, de acordo com a prescrição de cada paciente.

O projeto iniciou em uma atividade promovida em sala de aula pela professora Daniela Duarte da Silva Bagatini, do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação da Unisc, tendo como idealizadores a farmacêutica clínica do HSC, Rochele Mosmann Menezes, e o farmacêutico da Central de Abastecimento Farmacêutico do Hospital, Marciano Moacir Glasenapp. O trabalho teve continuidade e se tornou um desafio que envolveu 17 estudantes participantes do programa de bolsas, em três meses. Em outubro deste ano, foi efetivada a concessão do registro para uso do software.

“O trabalho iniciou na sala de aula, mobilizando os alunos a proporem iniciativas de impacto no dia a dia da comunidade”, conta Daniela. “A turma levantou a necessidade e construiu a prova de conceito. Validada a solução, tornamos a calculadora de medicamentos um projeto de contribuição efetiva, envolvendo alunos, professores, empresa e o Hospital Santa Cruz”, explica. O projeto ainda teve o apoio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), setor que busca realizar a transferência do conhecimento produzido na Unisc.

A professora Janine Koepp, do Departamento de Ciências da Saúde da Unisc, atua há 18 anos no HSC e foi quem sugeriu a demanda aos estudantes. “O Hospital tem um potencial enorme em produzir inovação e tecnologia”, afirma Janine. “A calculadora de medicamentos foi um projeto piloto para ambas as partes e superou nossas expectativas”, destaca.

As professoras explicam, ainda, que as equipes assistenciais da UTI Neonatal e Pediátrica, em conjunto com a farmácia clínica do HSC, poderão gerenciar o software de acordo com as necessidades, aprimorando processos internos e a tomada de decisão na beira do leito. Para isso, segundo Rochele e Marciano, os próximos passos são capacitar os profissionais que utilizarão a ferramenta e aperfeiçoar o software.

“Desde que iniciamos as atividades da farmácia clínica dentro da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital vimos a necessidade da equipe de enfermagem em relação a esses cálculos”, aponta Rochele. “Os pacientes prematuros possuem farmacoterapias muito complexas, e a calculadora é uma solução que aumenta ainda mais a segurança do paciente e a qualidade do tratamento”, complementa.

Conforme Marciano, não se tem conhecimento de outra instituição no País que utilize um software como este. “Estamos muito satisfeitos com o produto final. O visual é bonito e a ferramenta é clara, intuitiva e amigável”, elogia.

“É uma iniciativa de grande relevância para a nossa comunidade”, acrescenta o gerente administrativo do HSC, Felipe dos Santos, ao agradecer a oportunidade de a tecnologia ser desenvolvida dentro da Instituição. “Todos os envolvidos saem vitoriosos”.

Ensino e Pesquisa
A professora Daniela Duarte da Silva Bagatini destaca também o compromisso das mantidas da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) em aliar ensino, pesquisa e extensão, gerando conhecimento e unindo forças para a inovação. Segundo ela, trazer projetos para o mundo real, com um propósito, oportuniza aos alunos vivenciar experiências de mercado.

É o caso do estudante Bruno Soares Vasques, que ajudou a desenvolver a calculadora de medicamentos para o Hospital Santa Cruz. “Há três meses eu tinha uma visão profissional bem diferente, e essa experiência me permitiu expandir bastante essa visão inicial”, avalia.

Para o aluno Alison Demian, o trabalho em equipe terá um impacto muito grande para a vida profissional dos envolvidos. “Foi um projeto curto, de três meses, mas o aprendizado e a experiência foram absurdos”, enfatiza o estudante. “É uma conquista poder contribuir com algo tão significativo”.

Conforme Daniela, o projeto já é tema de trabalho de conclusão de curso do aluno Jean Kistenmacher, da graduação em Ciência da Computação. O objetivo, salienta a professora, é aperfeiçoar o software, aprimorando a ferramenta com outros recursos e funcionalidades.