Enfermeira do HSC participa de workshop apresentado em webinar da OMS

A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção (CCIH) do Hospital Santa Cruz e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Eliane Carlosso Krummenauer, participou de um workshop sobre o papel do enfermeiro nos Programas de Gestão de Antimicrobianos (PGA) que foi apresentado em webinar da Organização Mundial da Saúde (OMS). O seminário da OMS ocorreu no dia 21 de setembro.

O workshop foi organizado por membros do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Epidemiologia e Tecnologias em Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Petiras). O objetivo foi identificar lacunas de pesquisa a serem preenchidas no cenário brasileiro, selecionar prioridades de investigação e desenvolver propostas para projetos de pesquisa a serem submetidos para busca de financiamento.

Participaram do projeto profissionais dos serviços hospitalares, ambulatoriais, atenção primária e ambientes acadêmicos, bem como conselhos de classe e associação de profissionais. O workshop envolveu 28 instituições dos estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Ceará, Bahia, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e a contribuição de pesquisadores do Reino Unido, especialistas no tema.

Os resultados desse workshop foram apresentados no webinar da OMS pelas coordenadoras do projeto no Brasil, as enfermeiras Rosely Moralez de Figueiredo (Ufscar) e Maria Clara Padoveze (USP). O evento teve como objetivo apoiar o trabalho contínuo da implementação do PGA no mundo, além de proporcionar troca de experiências dos enfermeiros os entre países. A proposta da OMS em discutir esse tema é estimular a implantação e o fortalecimento desses programas a fim de garantir bom resultado do uso dos antimicrobianos para tratar infecções e reduzir a resistência dos microrganismos a esses medicamentos, que pode se tornar ineficaz para o combate da infecção.

A Diretora de Enfermagem da OMS, Elizabeth Iro, destacou em sua fala a importante força do trabalho dos enfermeiros em prevenir infecções, evitar o uso de antimicrobianos, colaborar para manter a eficácia dos mesmos e reduzir a resistência microbiana. A moderadora da webinar, Emily McWhirter, do Departamento de Enfermagem e Obstetrícia da OMS, ressaltou a importante tarefa e a necessidade de fortalecer essas ações para reduzir a resistência microbiana no mundo.