Na quarta-feira, 24, o Hospital Santa Cruz recebeu a doação de 100 polvos de crochê, além de casacos, toucas, mantas e sapatos de lã infantis produzidos pelo Grupo Maturidade Ativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul. Os itens, confeccionados por integrantes do grupo, foram entregues pelas participantes Lourdes Teresinha Moraes e seu neto César, Miriam Lima de Oliveira e Marli Guedes, acompanhadas pela facilitadora do grupo Lisiane Santos de Vargas Camargo, aos assistentes de projetos e captação de recursos da Instituição, Tamara Riediger e Evandro Leal Melo.
Por meio do projeto Meu Amiguinho dos Sete Mares, os polvos são usados como recurso terapêutico para os recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da casa de saúde, transmitindo tranquilidade e proteção ao bebê durante seu processo de recuperação. Similarmente, as roupas de lã infantis serão utilizadas pelas crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, na UCI e na Maternidade do HSC.
Lourdes contou que foi seu neto César que a levou a realizar esse trabalho, pois ele foi paciente da UCI logo após seu nascimento. Para a integrante do Grupo, esta é uma forma de agradecer e retribuir a atenção e o carinho que os profissionais do HSC tiveram com o menino. Inclusive, César acompanha a avó nos encontros do Grupo. “Ele é o meu ajudante”, brinca Lisiane.
A facilitadora também reforçou que interessados em ajudar a manter a continuidade do trabalho podem doar materiais diretamente no Sesc. São utilizadas linhas de crochê 100% algodão, agulha de crochê 3 mm ou 3,5 mm, fibra sintética e pedaços de TNT ou meia de náilon. Já os interessados em realizar doações ao Hospital podem entrar em contato com o Setor de Projetos e Captação de Recursos pelo telefone (51) 3713-7493 ou pelo e-mail projetoshsc@unisc.br.
Kimberly Samantha Ebert Lessing, estagiária curricular do curso de Jornalismo da Unisc.