HSC torna-se membro do Projeto Hospitais Saudáveis

O Hospital Santa Cruz tornou-se, em 2020, membro do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), associação sem fins econômicos dedicada a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. Participam da iniciativa profissionais de saúde, instituições prestadoras de serviços, instituições de ensino e de pesquisa em saúde, organizações da sociedade civil e demais organizações, públicas ou privadas, comprometidas com os objetivos e valores do projeto.

Entre os objetivos e metas do PHS estão desenvolver pesquisas, produzir informações e influenciar políticas públicas sobre riscos para os pacientes, trabalhadores e o meio ambiente na assistência à saúde, divulgar informações para toda a sociedade e desenvolver programas de capacitação para profissionais de saúde, além de articular e sensibilizar instituições públicas e privadas visando seu envolvimento e colaboração com os objetivos do projeto. Possibilita, ainda, avaliar os resultados de ações de prevenção de doenças, acidentes e danos ambientais.

Conforme a assessora de projetos e captação de recursos da Instituição, Luiza Machado Lima Knak, participar do projeto é de grande importância para o Hospital, uma vez que permite que todos os projetos institucionais relacionados às questões ambientais desenvolvam e apoiem uma rede de cooperação e de proteção ao meio ambiente. “Também é possível avaliar, estimular, desenvolver e divulgar tecnologias alternativas que eliminem ou reduzam os riscos ambientais na assistência à saúde e para a comunidade”, complementa.

Além do setor de assistência à saúde, o PHS atua em parceria com organizações profissionais, sindicais e setoriais, institutos de ensino e pesquisa, órgãos públicos e organizações não-governamentais das áreas de saúde e segurança do trabalho, saúde pública e meio ambiente. Para cumprir seus objetivos promove ações como o Desafio à Saúde pelo Clima, o Desafio Resíduos de Serviço de Saúde, o Desafio Energia e o Desafio Compras Sustentáveis e iniciativas como a Saúde Sem Mercúrio, a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e o Seminário Hospitais Saudáveis, realizado anualmente em parceria com Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e a organização Health Care Without Harm (Saúde sem Dano).