Bebês da UTI recebem “medalhas” por etapas superadas

Cada etapa superada pelos pequenos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é motivo de comemoração para pais e familiares, mas também uma vitória para os profissionais que trabalham pela recuperação dos bebês. E para motivar ainda mais essa luta pela alta hospitalar e destacar cada pequena conquista, a equipe assistencial do turno da manhã da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Cruz criou um sistema simbólico de premiação aos bebês e um Diploma de Sucesso aos pais, com o objetivo de levar ânimo e, por que não, descontração em um momento tão difícil.

“Muitos destes pais acabam tendo um contato restrito com o filho em seus  primeiros dias ou meses de vida devido à internação, e essa iniciativa busca criar um vínculo maior entre eles e proporcionar um pouco de alegria a todos”, explica e enfermeira da unidade Fabiane Schuncke Schuster. A ideia, segundo ela, é destacar no leito do bebê cada passo superado pela criança, seja por meio do seu peso ou do tempo de internação/mesversário. No momento da alta da UTI, um Diploma de Sucesso é entregue aos pais.

Foi o caso do pequeno paciente Joaquim Adams Monteiro, nascido no dia 28 de abril. Após um mês e seis dias internado na UTI Neonatal, ele teve alta da unidade intensiva e agora está na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), esperando o momento certo para ir para casa, onde sua irmãzinha gêmea Pérola Adams Monteiro o aguarda. O pai Cristiano Monteiro (foto) e a mãe Samanta Adams receberam o Diploma de Sucesso pela recuperação do Joaquim.

Pequenos Valentes
As equipes da UTI Neonatal e Pediátrica e da UCI da Instituição mantêm também o blog Pequenos Valentes do Hospital Santa Cruz. O objetivo é compartilhar histórias de superação de bebês que ficam internados por determinado período nestes dois setores. O espaço contém fotos dos bebês no estilo Newborn e são produzidas pela própria equipe de enfermagem do Hospital. As fotos e histórias dos pequenos valentes do Hospital Santa Cruz podem ser conferidas no endereço www.hospitalstacruz.com.br/pequenos-valentes-do-hospital-santa-cruz.