Residentes do HSC participam de disciplina de doutorado na Unisc

Doutorandos e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz foram convidados a participar da disciplina de Tópicos Avançados em Saúde, do Programa de Pós-Graduação Strito Senso em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O convite foi feito pelas coordenadoras do PPGPS, professoras Silvia Franke e Jane Polo Rener. A disciplina é coordenada pelas professoras Edna Linhares, Dulciane Paiva, Andreia de Moura Valim, Lia Possuelo e Suzane Krug.

Na oportunidade o grupo também assistiu à palestra da pesquisadora Pâmela Ferreira Todendi, egressa da Unisc e atualmente pesquisadora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que apresentou o tema Desafios e planejamento: do projeto à defesa da tese, bem como a palestra do professor Airton Stein, da UFCSPA, sobre Epidemiologia em saúde, e a palestra da professora Juliana Fernandes, da Universidade Federal de Pernambuco, sobre Operacionalização de pesquisa em saúde: oportunidades e desafios.

O PPGPS da Unisc capacita e qualifica pesquisadores e profissionais da área da saúde e afins para produzir e difundir conhecimentos de forma interdisciplinar no campo da promoção da saúde e bem-estar de indivíduos e populações, com foco prioritário nas afecções da saúde no âmbito regional. Possibilita, ainda, o aprofundamento da análise e reflexão sobre as condições de vida e saúde destacando a saúde da família, do escolar e do trabalhador, cultura física e vigilância em saúde, além de atender às demandas de egressos de cursos superiores na área da saúde e afins para a produção de conhecimentos específicos voltados às demandas locais, regionais e nacionais.

Em 10 anos de funcionamento, o PPGPS formou 124 mestres. Em 2018 obteve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a implantação do Doutorado, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores de excelência oriundos de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Já o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HSC apresenta em seu quadro residentes de oito áreas distintas da saúde, incluindo psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas e profissionais de Educação Física. Eles recebem bolsa do Ministério da Saúde para atuarem sob supervisão de um preceptor, obtendo alto nível de aperfeiçoamento profissional que permite uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho, beneficiando ainda mais a população e contribuindo para a redução de riscos.

Conforme a coordenadora do PRMS e docente do PPGPS, professora Dulciane Paiva, como parte da formação dos residentes os mesmos participam, além da prática em serviço, de atividades teóricas e teórico-prática como Grande Rounds, discussões clínicas e clube de revistas, onde apresentam trabalhos científicos de relevância publicados mundialmente. Para a professora, a inserção dos residentes no Programa de Doutorado do PPGPS os inserem na realidade de um curso de alto aprimoramento e os incentiva na busca de um curso de mestrado e, futuramente, doutorado para a carreira docente ou para sua formação em pesquisa.

A coordenadora do PPGPS, professora Silvia Franke, destaca que a integração com os residentes do PRMS possibilita uma importante aproximação com o meio clínico para futura aplicabilidade das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde nas linhas de pesquisa dos professores que o integram.