Alunos do curso de Fisioterapia são premiados em Simpósio

No Simpósio de EspecialidaFOTOdes promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul, nos dias 18 e 19 de agosto, em Gramado, alunos do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) conquistaram o primeiro lugar na categoria de melhor pôster. O trabalho apresentado pelos mesmos tem como título Estilo de vida e fatores de risco em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Vale do Rio Pardo.

Com foco na maneira pela qual um indivíduo leva sua vida após uma cirurgia cardíaca, o resumo apresentado buscou classificar o estilo de vida e o risco cardiovascular dos pacientes participantes do Programa de Reabilitação Cardíaca do Hospital Santa Cruz. A partir destas análises, os resultados mostraram que, apesar de possuírem um estilo de vida categorizado como “Muito bom”, esses pacientes ainda apresentam propensão a eventos cardiovasculares por outros indicadores. Sendo assim, é necessário que seja realizado um acompanhamento após o procedimento cirúrgico para a adoção de um estilo de vida regrado.

Os acadêmicos que compõe o grupo de pesquisa são Elisabete Antunes San Martin, Darion Ferreira, Paloma Schneider, Douglas Alex Weiss Marins, Cassia da Luz Goulart, Guilherme Dionir Back, Kamilia Mohammad Kamal Mansour, Valber da Silva Lopes e Leonardo Nunes. Além dos alunos, participam as fisioterapeutas Pamela Alves Maciel e Lisiane Lisboa e a professora coordenadora do projeto de pesquisa, Andréa Lúcia Gonçalves da Silva.