Pesquisadoras da Escócia realizam visita técnica ao HSC

O Hospital SantaIMG_7008 Cruz recebe nesta semana as pesquisadoras Juliana Küster Filipe Bowles e Sandra Quickert, professoras vinculadas à University of St. Andrews, na Escócia. Elas participam de missão de pesquisa no contexto do projeto Improving the efficiency of complex processes through scalable quantitative analysis techniques (Melhorando a eficiência de processos complexos por meio de técnicas de análise quantitativa escalável).

O projeto prevê o desenvolvimento de melhorias de processos em locais voltados à atenção da saúde. Desse modo, a etapa prática de desenvolvimento do projeto será junto aos hospitais Santa Cruz e Bruno Born, de Lajeado. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a University of St. Andrews assinaram um Acordo de Colaboração de Pesquisa, em agosto do ano passado, que se destina à realização desse projeto.

Na manhã desta terça-feira, dia 21, as pesquisadoras tiveram uma reunião junto ao Setor de Desenvolvimento Organizacional (DO) do HSC e visitaram a Emergência SUS, acompanhadas dos professores do Departamento de Informática da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Thais Christina Webber dos Santos e Ricardo Melo Czekster. O período da visita se estenderá até o dia 24 de março, no qual diversas atividades estão previstas dando continuidade às pesquisas já iniciadas.

Dentre as tarefas, destacam-se discussões sobre os modelos analíticos e de simulação que vem sendo trabalhados ao longo do ano, a escrita de artigos científicos relacionados à temática do projeto, bem como a escrita de novos projetos em órgãos de fomento nacionais e internacionais. Os trabalhos serão conduzidos nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) da Unisc, que apoia o projeto, envolvendo também outros pesquisadores e alunos de pós-graduação.

O projeto conta com o apoio institucional da Unisc e do Hospital Santa Cruz, do Hospital Bruno Born (Lajeado) e do Departamento de Informática, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Universidade.