EMTN participa de capacitação em São Paulo

Nos dias 8 e 9 de março20170308_122508, a nutricionista Carolina Testa Antunes e a enfermeira Caroline Martins, que fazem parte da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Santa Cruz, participaram de uma capacitação em EMTN no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. O curso é financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e desenvolvido pelo HCor em parceria com o Ministério da Saúde.

O objetivo geral do curso foi promover a capacitação da equipe multidisciplinar para utilizarem procedimentos, diagnósticos e terapêuticos adequados à manutenção ou à recuperação do estado nutricional dos pacientes. A nutricionista explica que o curso foi estruturado em um modelo pedagógico bimodal, no qual primeiramente tiveram um processo de aprendizagem pelo ambiente virtual durante todo o ano de 2016 e foi finalizado com esse momento presencial em São Paulo.

No encontro foram discutidos casos clínicos, foi realizada simulação realística, utilização de equipamentos e acessórios específicos para cada terapia, prática monitorada, entre outras ferramentas necessárias para o processo de ensino e aprendizagem dos participantes. Carolina enfatiza que, nos últimos trinta anos, a Terapia Nutricional (TN) vêm apresentando grande evolução e caminhando paralelamente aos avanços da medicina, com inúmeros resultados na prática clínica.

“Esses avanços ocorrem graças à contribuição de profissionais da área multiprofissional, com o objetivo de detectar precocemente os riscos de desnutrição dos pacientes e utilizando métodos terapêuticos para recuperação do estado nutricional”, disse.

A EMTN se faz necessária no ambiente hospitalar e, no HSC, é responsável por monitorar e atender a todas as solicitações de avaliação do estado nutricional de pacientes, indicando, acompanhando e modificando a terapia nutricional, quando necessário. Além disso, seguem os protocolos, em comum acordo com o médico responsável pelo paciente, até que sejam atingidos os critérios de reabilitação nutricional preestabelecidos.

A equipe é multiprofissional, composta por médico, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico, médico residente, dentre outros colaboradores. O HSC é referência em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral desde que conquistou a habilitação de Unidade de Alta Complexidade na área, em 29 de dezembro de 2016.