Simpósio de Segurança do Paciente disponibiliza certificados

Foi realizado neimg_6452sta quarta-feira, dia 23 de novembro, o 4º Simpósio de Segurança do Paciente promovido pelo Núcleo Interno de Gerenciamento e Segurança do Paciente do Hospital Santa Cruz. O evento teve como tema Ações Interdisciplinares de Segurança do Paciente e ocorreu das 13h30 às 19h30 no anfiteatro do Bloco 18, no campus sede da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A programação do simpósio contou com palestras e mesas-redondas com profissionais da área da saúde. O tema Simulação no ensino em Enfermagem: ferramenta para a segurança do paciente foi discutido em uma mesa redonda com a doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Maria Otero Sanches, moderada pela enfermeira do HSC, Adália Pinheiro, e pela professora da Unisc Mari Ângela Gaedke.

Em seguida foram realizadas duas rodas de conversa. A primeira, com a doutoranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Maria Cristina Lore Schilling, debateu a Comunicação efetiva para a segurança do paciente. A moderação foi da enfermeira do HSC, Aracéli Bernhard, e dos professores Daiana Klein Weber e Luciano Duro, da Unisc. A segunda roda de conversa abordou o tema Incidentes de segurança do paciente com dano: o profissional da saúde como segunda vítima, com a doutora em Educação pela PUC/RS Luiza Maria Gerhardt e, como moderadores, a psicóloga clínica do HSC Carolina Almeida e os professores Simone Caldas Pedin e Dennis Baroni Cruz, da Unisc.

O simpósio foi finalizado com a mesa redonda Busca pela segurança no uso de medicamentos em hospital de médio porte, com a especialista em Farmácia Hospitalar do Hospital Moinhos de Vento, Samanta Inês Vanzin. A farmacêutica do HSC Graziela  Puntel e os professores Ana Paula Helfer Schneider e Marcelo Carneiro, da Unisc, foram os moderadores. O evento contou ainda com o apoio da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente.

Certificado

O Certificado de Participação do evento está sendo disponibilizado este ano de forma online. Para recebê-lo por e-mail, é necessário preencher a avaliação sobre o evento, disponível no link www.unisc.br/site/pesquisahsc.