Educação financeira é tema de encontro no HSC

No  inícIMG_4617io do mês de março, funcionários do Hospital Santa Cruz e seus cônjuges e filhos tiveram a oportunidade de aprender sobre como buscar o equilíbrio financeiro dentro da família. A palestra Independência Financeira = Estabilidade Emocional, ministrada pelo administrador e economista Jorge Cervi, teve boa aceitação dos colaboradores da entidade.

A palestra de Cervi, que também serviu como treinamento, foi dividida em quatro grandes momentos: autoconhecimento financeiro, orçamento doméstico, renegociação de dívidas e investimentos. “Busquei trazer a verdade, de uma maneira simples. Essa não é uma palestra motivacional. É para esclarecer fatos e mostrar a realidade. Por isso é importante a alfabetização financeira”, explica.

Conforme Cervi, os problemas financeiros acabam refletindo diretamente nas relações familiares, podendo causar até mesmo a separação de casais. “A pessoa perde energia pensando em como sair da dificuldade financeira. E quando a família descobre, abre-se um buraco”. Por isso, ele ressalta a importância da mudança de hábitos e do comportamento de consumo da sociedade.

A importância da presença dos filhos de colaboradores na palestra se dá justamente para que elas compreendam situações de dificuldades financeiras na família e aprendam a lidar com isso. Para Cervi, a mesada é um método que ajuda a ensinar o filho a respeitar compromissos, aprendendo a ter controle sobre o dinheiro que recebe mensalmente dos pais.

Momentos

1 – Autoconhecimento Financeiro: A falta de conhecimento financeiro pessoal é fator que impede o ser humano de construir direções”. Reflexão sobre o estado em que a pessoa se encontra, se é isso que ela quer, como fazer para chegar ao lugar onde quer estar e como colocar em prática o planejamento.

2 – Orçamento Doméstico: Uma vida financeira organizada e planejada é a única alternativa real para alcançar a independência financeira”. Aborda maneiras de como executar o orçamento doméstico, quais ferramentas utilizar, quem participa e quais os efeitos e benefícios do exercício em família, na educação financeira e familiar dos filhos.

3 – Renegociação de Dívidas: Sem planejamento não existe resultado, existe o acaso”. Mostra como proceder, como se organizar para negociar com credores, quanto dispor do orçamento para pagar dívidas, significado e consequências da capitalização, prazos e taxas de juros, elencar dívidas por prioridades e as conseqüências do endividamento no desempenho profissional e na relação com a família.

4 – Investimentos: Como conhecer-se, conhecer seu poder, seus objetivos futuros. Por que é tão difícil poupar? Como funciona capitalização, a curto, médio e longo prazo? Onde investir (educação/formação e negócio/profissão). Opção pelo mercado de ações, como investir nelas? Estou no caminho certo?

Quem é:
Jorge Cervi é graduado em Economia e Administração de Empresas. Formado em Finanças Pessoais pelo Centro Brasileiro de Orientação e Finanças Pessoais. Possui formação em cursos nas áreas de Negociação, Vendas, Relações Humanas, Marketing e Finanças. Atuou como bancário durante 30 anos, sendo 23 na Área Gerencial.