HSC participa de mobilização em Porto Alegre nesta quinta-feira

Na quinta-feira (14), o Hospital Santa Cruz, junto com outras instituições da Região, esteve representado em um grande ato em defesa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul. O encontro foi realizado no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, e reuniu cerca de 1,3 mil pessoas.

Trata-se da primeira mobilização das casas de saúde em 2016. A reunião foi promovida pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, em parceria com a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas da Assembleia Legislativa e Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde.

Na reunião foi debatida a realidade financeira da maior rede hospitalar filantrópica e os seus reflexos para os trabalhadores e o atendimento à população. Os 245 hospitais filantrópicos do Estado, responsáveis por 73% da atenção hospitalar ao Sistema Único de Saúde (SUS), sofrem com os atrasos de repasses financeiros do Governo do Estado e vêem esgotadas suas condições para honrar compromissos com fornecedores, instituições financeiras e trabalhadores.

Com capacidade para 600 pessoas, o auditório esteve superlotado para a reunião, sendo necessária a utilização das salas de reuniões com TVs ou telões que ocupam dois andares do prédio. Participaram caravanas de todo o Estado, que no final da assembleia levaram uma carta de reivindicações ao Palácio Piratini.