HSC e Lions realizam solenidade de inauguração da Cozinha

Após quatro meses de obras para refJNF_6689orma e adequação da estrutura física, foi realizada, no dia 16 de dezembro, a solenidade de inauguração da Cozinha do Hospital Santa Cruz. A cerimônia ocorreu no corredor de acesso à Cozinha e, após a solenidade, foi oferecido um coquetel aos convidados no Clube Aliança Santa Cruz.

A execução das obras da Cozinha foi possível graças à doação de R$ 217.880,00 feita pela Fundação Lions Clube Internacional ao Hospital. O projeto de modernização da área física e dos equipamentos foi aprovado pela Fundação em abril de 2015. O cheque foi entregue em julho ao diretor administrativo da casa de saúde, Egardo Orlando Kuentzer, e ao representante do Banrisul, Lair Ipê da Silva. Com a contrapartida do Hospital, a quantia foi utilizada para a execução do projeto.

A obra teve início na segunda quinzena de agosto e, durante quatro meses, toda a estrutura da cozinha foi reformada. Foram adquiridos novos equipamentos, como caldeirões, cafeteira, máquina de lavar louça e um novo elevador monta carga para facilitar a distribuição dos alimentos nas unidades de internação.

O ato de descerramento da placa de inauguração da Cozinha teve a participação do diretor geral do HSC, Vilmar Thomé; da presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Carmem Lucia de Lima Helfer; do diretor do Lions Internacional 2010/2012 Edison Karnopp e do governador distrital 2014/2015 Gilberto Moacir da Silva. Também estiveram presentes, pelo Lions Internacional, os governadores distritais Carlos Enor Lindemann (2015/2016), Sergio Arsand Filho (2013/2014) e Elton Antonio Zarth (2009/2010), além do 1º e 2º vice-governadores 2015/2016, Evaldo Gomes Rodrigues e Jardel da Motta Pacheco, respectivamente, e dos presidentes dos Lions SCS Aliança e Centro, Flavio Schuh e Luiz Moritzen, nesta ordem.

A solenidade contou ainda com a presença do vice-presidente da Apesc, Jacob Braun; do vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Eltor Breunig; do  pró-reitor de Administração da Unisc, Jaime Laufer; do secretário municipal de saúde, Henrique Hermany; e do coordenador adjunto da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário José Colombo Lopes de Almeida Filho; além dos demais diretores do Hospital e representantes dos Lions Club, imprensa e funcionários da casa de saúde.

Atualmente são servidas, em média, 30 mil refeições por mês no Hospital. Todas as refeições oferecidas aos pacientes, acompanhantes e funcionários são preparadas na Cozinha do HSC. O setor de Nutrição e Dietética da Instituição, responsável pela realização destas atividades, conta com uma equipe de quatro nutricionistas, 28 copeiros e 14 funcionários divididos entre cozinha, copas e refeitório.