Campanha previne zumbido e perda auditiva

A Liga de Otorrinolaringologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em conjunto com o curso de Medicina e o Hospital Santa Cruz, estará realizando nesta quinta-feira, 8, a Campanha de Prevenção ao Zumbido e Perda Auditiva. A ação é aberta à comunidade e será desenvolvida no ambulatório acadêmico do curso de Medicina, no Hospital Santa Cruz, a partir das 13h, com entrada pela rua Marechal Deodoro. Serão realizados 70 atendimentos, por ordem de chegada.

A ideia parte de uma iniciativa que ocorre em várias cidades do Brasil. Serão realizados exames em pacientes com queixas de perda auditiva e zumbido, solicitação de exames complementares e distribuição de material informativo. A Liga de Otorrinolaringologia da Unisc é formada por estudantes do curso de Medicina e coordenada pela médica Otorrinolaringologista e professora da disciplina Ingrid Wendland Santanna.

O zumbido é um sintoma que acomete milhões de pessoas em todo o mundo, caracterizado por percepção de som nos ouvidos ou na cabeça, sem que exista uma fonte sonora ao redor. Pelo menos 28 milhões de brasileiros já vivenciaram este sintoma em alguma circunstância. De acordo com estudos, é o terceiro sintoma que mais causa incômodo, perdendo apenas para dor e tontura intensas e intratáveis, sendo assim importante a sua investigação. O tratamento do zumbido é personalizado, diretamente relacionado à identificação dos fatores causais, podendo ser desde medicamentos, cirurgias até aparelhos auditivos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3713-7491.