Residências multiprofissional e médica iniciam atividades

Os candidatos aprovados nos prograIMG_1795mas de residência médica e na segunda turma da residência multiprofissional em saúde do Hospital Santa Cruz participaram, na manhã do dia 2 de março, de uma atividade de integração nas dependências da Instituição. A atividade consistiu em uma apresentação do Hospital e dos cronogramas de trabalho dos dois programas de residências, com visitas aos setores da Instituição e uma confraternização, na parte da tarde, na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Adunisc).

Na residência médica, 15 profissionais iniciaram as atividades esta semana nas áreas de cirurgia geral, de clínica médica, de pediatria e de ginecologia e obstetrícia. Já na residência multiprofissional em saúde são 18 novos residentes nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Educação Física e Serviço Social.

As atividades específicas iniciaram já na terça-feira, com 60 horas semanais distribuídas em aulas práticas e teóricas. Ao longo do mês os residentes participarão ainda de outras atividades de capacitação no HSC.

O diretor geral do HSC, Vilmar Thomé; o diretor técnico Marcelo Carneiro; a diretora de ensino, pesquisa e extensão, Giana Diesel Sebastiany; e a coordenadora do programa de residência multiprofissional em saúde, professora Dulciane Nunes Paiva, deram as boas-vindas aos residentes no início das atividades desta segunda-feira. Thomé ressaltou que, além de uma Instituição de assistência, o Hospital Santa Cruz é um local formador de profissionais. “São mais de 800 alunos de graduação e de pós-graduação que têm aulas no hospital”, salientou o diretor geral.

A duração da residência multiprofissional em saúde é de dois anos, com atuação no Hospital, na Secretaria Municipal de Saúde e na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As 18 bolsas, no valor de R$ 2.976,26, são financiadas pelo Ministério da Saúde.