Projeto Equipes em Ação na UTIA divulga resultados

O Hospital Santa Cruz divulgou, no dia 29 de janeiro, os resultados da segunda edição do projeto Equipes em Ação na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTIA). Na ocasião foram realizados um momento de confraternização com a equipe, feedback sobre os resultados atingidos e premiação para a técnica de enfermagem Angela Henriques, que recebeu uma cesta de produtos por obter a maior pontuação de acordo com o check list de avaliação de adesão aos protocolos.

A utilização de um programa de monitoramento da permanência dos dispositivos invasivos, feedback e educação continuada determinou resultados e metas como ferramentas de qualidade na assistência da UTI Adulto nos anos de 2013 e 2014. Esta ação propiciou uma redução da densidade de incidência de 33% das pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) e de 50% da sepse relacionada a cateteres centrais, enquanto a infecção de trato urinário (ITU) permaneceu inalterada em relação ao ano de 2012.

“A segunda etapa do desafio, estabelecido com as equipes no ano de 2013, foi case de sucesso institucional premiado”, destaca a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do HSC, Eliane Carlosso Krummenauer. “Este trabalho evidencia que a prevenção e monitoramento das infecções é possível e esforços devem ocorrer para o desenvolvimento de novas estratégias e iniciativas seguras ao paciente”, reforça.

Eliane também parabenizou a equipe pelos resultados e metas parcialmente atingidas. “Continuamos monitorando e adequando os nossos processos de trabalho com foco na excelência do cuidado”, conclui.