Técnicas de gastronomia dão toque de requinte aos pratos no HSC

Tornar a refeição serIMG_1060vida em um hospital mais próxima da que o paciente encontra em sua casa, incentivando a boa alimentação e auxiliando-o na recuperação foram os desafios propostos pela estudante do último semestre do curso de graduação tecnológica em Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelle Vaz Andrade, em seu estágio extra-curricular realizado no Hospital Santa Cruz. O trabalho vem aprimorando ainda mais a iniciativa lançada pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética da Instituição em 2011, quando os pratos térmicos foram substituídos por pratos tradicionais com o objetivo de aumentar a satisfação e a aceitação do alimento.

No seu trabalho Marcelle busca aplicar as técnicas de gastronomia na decoração dos pratos, levando um pouco mais de alegria e carinho no momento da refeição. Além disso, a mudança no tempero dos cardápios das pessoas com dieta HAS, com restrição ao sal, deu mais aroma e um gosto especial à comida, diversificando o cardápio em todas as unidades do Hospital e no refeitório. Além da melhor apresentação e distribuição, os pratos são mantidos aquecidos em micro-ondas até a entrada do quarto.

“Para as dietas sem sal há uma preocupação maior com o tempero, para a comida não ficar sem gosto”, explica a estudante. “Os pacientes têm elogiado muito, o que me deixa feliz e realizada”. Marcelle destaca ainda o apoio e a confiança recebidos tanto das nutricionistas do HSC como das funcionárias da cozinha. “O incentivo e o engajamento de toda a equipe têm sido fundamental”, complementa.

Segundo as nutricionistas Carolina Testa Antunes, Cinara dos Santos, Kelly Labres Figueiredo e Andreia Porto, do Serviço de Nutrição e Dietética da Instituição, o serviço é mais um diferencial do Hospital Santa Cruz. “Com estas iniciativas pretendemos mudar a visão de refeição servida em hospitais, preconizando a gastronomia hospitalar”, afirmam.

Ambulatório de Nutrição
Para dar continuidade ao tratamento nutricional pós alta hospitalar, o Serviço de Nutrição e Dietética do HSC oferece o atendimento ambulatorial, destinado também à comunidade em geral. O Ambulatório de Nutrição do HSC foi o pioneiro na região e tem como objetivo prestar assistência nutricional à comunidade, oferecendo o tratamento de doenças relacionadas à alimentação, tais como diabetes, hipertensão, doença celíaca, obesidade, entre outras.

Os atendimentos são individualizados, com avaliação nutricional e plano alimentar personalizado, e podem ser feitos tanto pelo SUS ou por convênio, desde que o paciente seja encaminhado por um médico, como também particular. Em média são realizados 50 atendimentos ao mês, com consultas quinzenais às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30min às 17h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3713-7481. Para agendamentos, o telefone é (51) 3713-7433.