Projeto de redes neonatais é apresentado em congresso em Belém

A enfermeira Leila Patrícia de Moura, da ULeila_RedesTI Neopediátrica do Hospital Santa Cruz, representou a Instituição no 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado de 27 a 30 de outubro em Belém, Pará. No evento ela apresentou o projeto A Hora do Conforto, implementado este ano no Hospital com o objetivo de oferecer maior comodidade, descanso e tranquilidade às crianças internadas na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

O trabalho foi apresentado em forma de E-pôster, por meio de resumo expandido. A iniciativa consiste em promover aos bebês internados nestas unidades dois momentos de conforto, utilizando alternativas como o silêncio e as redes neonatais colocadas dentro das incubadoras. Os momentos são realizados no período de 1h, duas vezes ao dia, uma à tarde e outra à noite. Nesta hora, os bebês são manipulados somente se necessário, as luzes são diminuídas e o silêncio deve ser obedecido pela equipe.

Em concomitância, os bebês que fazem parte dos critérios estabelecidos pela equipe de enfermagem e equipe médica são colocados em redes dentro da incubadora para simular o útero materno. “Visa-se com este projeto promover mais aconchego e tranquilidade aos pequenos, facilitando sua recuperação e também o aumento de peso”, justifica Leila.

Conforme a enfermeira, as pessoas que assistiram à apresentação do projeto em Belém ficaram encantadas com a iniciativa e buscaram mais informações sobre as redes neonatais, o apoio da equipe médica e os resultados obtidos até o momento. “Foi uma experiência bem legal e gratificante”, destaca. “Saber que nós podemos fazer a diferença na vida destes pacientes é maravilhoso, e perceber que a nossa enfermagem, o nosso Hospital, podem desenvolver estes projetos, é melhor ainda”, conclui Leila.