HSC oferece Ginástica Laboral para seus funcionários

Desde a segunda quinzena do IMG_0977mês de junho, o Hospital Santa Cruz disponibiliza aos seus funcionários o Programa de Ginástica Laboral. A proposta tem o intuito de contribuir para a melhora e manutenção da qualidade de vida e bem estar dos funcionários e sua relação com a equipe de trabalho. Atualmente estão sendo contemplados 20 setores da Instituição, atingindo uma média de 200 colaboradores nos turnos da manhã, tarde e noite.

A ginástica laboral é uma atividade que abrange uma diversidade de práticas corporais, com objetivos específicos para cada setor. No HSC, o programa teve como marco inicial uma série de avaliações de saúde que direcionaram o planejamento das atividades.

As aulas são realizadas em um tempo máximo de 15 minutos durante a jornada de trabalho, no próprio setor, com frequência de três dias na semana. “Para o ano de 2015, planeja-se consolidar este programa por meio da inclusão de outras atividades complementares à Ginástica Laboral”, salienta a educadora física do HSC, Fernanda Ulguim.

A auxiliar de lavanderia Rosane Estrada participa de todas as sessões e considera a iniciativa “muito positiva”. Em nome do grupo, ela resume a atividade como um momento de descontração, de relaxamento, que ajuda a melhorar o rendimento no trabIMG_0974alho. “Passamos muito tempo fechadas dentro do setor, numa rotina que cansa muito”, explica. “Com a ginástica laboral nos exercitamos, nos sentimos melhor, e a metodologia utilizada pelas profissionais ajuda a integrar o grupo”, afirma.

Para a nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital, Carolina Testa Antunes, o retorno obtido com o tempo dedicado pelas suas funcionárias à atividade é ótimo. “É um momento de integração da equipe”, reforça. “Nos dias que tem a ginástica laboral elas se organizam, uma ajuda a outra, para que no momento da atividade todas possam participar”. Segundo Carolina, além da descontração, percebeu-se uma melhora na qualidade do serviço. “Algumas delas comentam que é um momento de renovação de energias, se sentem mais dispostas”, elogia a nutricionista.