Residência em Saúde/Farmácia visita Hospital de Clínicas

Os residentes do curso de Farmácia do Programa Farmacia_PoAde Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz, Andréa Wiesioek, Carlos Acosta, Kelli Konflanz e Mariana Assis, juntamente com os tutores Ana Paula Helfer e Ediberto Machado e o Farmacêutico Hugo Bock, realizaram em junho visita ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo foi conhecer o Serviço de Farmácia Clínica daquela instituição.

O HCPA conta com 43 farmacêuticos, sendo 15 farmacêuticos clínicos que estão distribuídos por alas dentro do hospital, sendo um serviço de referência no estado do Rio Grande do Sul. Por esse motivo, o HCPA foi o eleito para conhecimento desta prática, já que o HSC tem como objetivo a implantação do Serviço da Farmácia Clínica. Durante a visita, alguns farmacêuticos clínicos explanaram os métodos utilizados para avaliação e validação de prescrições, acompanhamento dos pacientes e como são realizadas as intervenções junto à equipe multidisciplinar.

“Com base neste trabalho já desenvolvido pelo HCPA, a equipe do Hospital Santa Cruz buscou, por meio desta visita técnica, conhecer a aplicação desta prática já estabelecida neste hospital e, por meio disso, propor o desenvolvimento de mecanismos para implementação da atividade do Serviço da Farmácia Clínica no HSC de acordo com o perfil e as necessidades do hospital”, explicaram os tutores. “A visitação serviu de aperfeiçoamento ao grupo, pois foi estabelecido um vínculo com a instituição para trocas de conhecimentos, intercâmbios de informações e uma possível conclusão da residência multiprofissional (RMU) junto a este hospital, já que os residentes do PRMS do HSC têm a oportunidade de realizar a prática assistida dos dois últimos meses do programa em outra instituição”, avaliaram.