HSC oferece grupo de apoio para pais de bebês internados na UTI e UCI

Há três anos o Hospital Santa Cruz oferece um grupo de apoiAconchego1o para os pais de bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (UTI Pediátrica) e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). O Grupo Aconchego, como é chamado, é conduzido pelas enfermeiras das unidades, por uma assistente social, pela psicóloga clínica ou por estagiários do curso de Psicologia da Unisc, com o objetivo de oferecer suporte psicológico, diminuindo as ansiedades provocadas por uma situação inesperada e, com isso, auxiliar na adaptação.

O Grupo Aconchego ocorre às quintas-feiras, a partir das 8h30min. Os encontros ajudam também a diminuir as intercorrências que possam dificultar a formação dos primeiros vínculos entre mãe-bebê. Para isso são desenvolvidas ações educativas que abordam as necessidades relatadas pelos integrantes, a fim de contribuir para a qualidade de vida da pessoa hospitalizada, bem como seus familiares.

Conforme a estagiária de psicologia Letícia Maísa Eichherr, o Aconchego promove diálogos que proporcionam a troca de saberes e experiências vividas pelos familiares, contribuindo para seu processo de cura e autocuidado. “Há também esclarecimentos a respeito das rotinas institucionais, desmistificação de crenças sobre a UTI Neopediátrica, auxílio no entendimento sobre a doença, entre outros sentimentos que envolvem o ambiente hospitalar”, explica.

Na foto, grupo de pais, profissionais e estagiários que participaram do encontro ocorrido no dia 12 de dezembro.