O Hospital Santa Cruz corre o risco de não conseguir mais realizar internações pelo IPE para pacientes pediátricos. O motivo é o pedido de descredenciamento feito por profissionais de algumas especialidades junto ao Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs), incluindo os médicos pediatras integrantes do corpo clínico da Instituição.
O comunicado foi enviado pelos médicos à direção do hospital no mês de novembro. O principal motivo, segundo a pediatra Fátima Cleonice de Souza, é o baixo valor pago pelo convênio aos profissionais pediatras. “Soma-se a isso o número reduzido de médicos conveniados (três no total), o que não possibilita atender a toda a demanda de usuários do IPE”, acrescentou a médica.
A direção do HSC está em tratativas com o Ipergs para que o Hospital possa migrar para uma modalidade do convênio que possibilite a internação do paciente, mesmo por médicos não credenciados. Dos 517 pacientes internados na Pediatria do Hospital Santa Cruz de janeiro a outubro deste ano, 79 tinham convênio IPE, representando 15,3% do total.