HSC elabora plano de desenvolvimento para os próximos quatro anos

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Hospital Santa Cruz para o período 2014-2017 está em fase final de elaboração. O trabalho iniciou em maio deste ano com a identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – chamadas de análise SWOT – diagnosticadas em todas as instâncias da Instituição: diretoria executiva, coordenadores de setores e áreas, demais funcionários e médicos do corpo clínico.

Em julho, a partir do resultado de todas as análises SWOT, iniciou-se o processo de revisão da missão, visão e princípios e, até o final de setembro, serão definidas as estratégias e metas institucionais do HSC para os próximos quatro anos. O objetivo é fortalecer ainda mais sua atuação junto à comunidade enquanto prestador de serviços na área da saúde, produtor de conhecimento e formador de profissionais em padrões de excelência assistencial e acadêmica.

De acordo com a gerente de controladoria do Hospital, Eliane Hagemann Cauduro, o PDI constitui um importante instrumento de gestão, visto que foi construído por profissionais de todos os níveis hierárquicos. “Considerando a complexidade de uma organização hospitalar e as variáveis envolvidas em suas operações, o Plano de Desenvolvimento Institucional representa o norte, o caminho a ser trilhado pela Instituição ao longo do tempo”, declara.

A partir da aprovação do PDI serão iniciados, em outubro, os processos de planejamento estratégico e de elaboração do orçamento para o ano de 2014, em todas as áreas do HSC.