Hospital Santa Cruz realiza correção cirúrgica inédita no município

Um procedimento inédito no município foi realizado no Hospital Santa Cruz no dia 6 de dezembro pela cirurgiã torácica Sabriny Bertão, com a colaboração do cirurgião convidado Mário Ghefter, de São Paulo. A ressecção por videotoracoscopia do primeiro arco costal é uma correção cirúrgica de síndrome do desfiladeiro torácico, feita por vídeo.

Conforme a cirurgiã, a doença causa compressão dos nervos do plexo braquial e/ou da artéria e veia subclávias, ocasionando muitas vezes dor crônica no paciente acometido. “A cirurgia transcorreu bem e a paciente já pôde ir para a casa no segundo dia de pós-operatório”, avaliou Sabriny.

A doença
A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) ocorre quando nervos ou vasos sanguíneos (artérias/veias) são comprimidos no espaço estreito entre o pescoço e o tórax, abaixo da clavícula, causando dor, formigamento, dormência ou fraqueza no braço/mão, além de inchaço ou palidez. Existem três tipos (neurogênica, venosa e arterial), sendo a neurogênica a mais comum, frequentemente tratada com fisioterapia, mas casos graves podem precisar de cirurgia para aliviar a pressão sobre as estruturas.