GINCANA MÃOS SEGURAS: Nossos colaboradores em ação pela Higienização das Mãos
No Hospital Santa Cruz, a segurança e o bem-estar dos nossos pacientes são prioridades. É por isso que o gesto mais simples e eficaz para prevenção de infecções—a higienização das mãos—é tratado como estratégia institucional.
Recentemente, promovemos a Gincana Mãos Seguras, uma iniciativa organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, com o objetivo de reforçar o conhecimento e a adesão desta prática.
A força de um gesto simples: Higienização das Mãos no Planejamento Estratégico Institucional
Um dos pontos altos da Gincana foi o desafio “Mãos que Cuidam, Resultados que Transformam: O Nosso Impacto Estratégico”.
Nele, cada setor mobilizou seus diferentes turnos de trabalho para criar cartazes criativos e informativos. O objetivo era demonstrar, de forma prática e visual, como a adesão à higienização das mãos interfere no planejamento estratégico de nossa instituição.
Nossas equipes trouxeram à tona, de maneira artística e didática, a conexão entre a higiene das mãos e a diminuição de eventos adversos (como infecções), o aumento da satisfação de quem nos confia o cuidado e a otimização dos recursos.
Confira os trabalhos de nossas equipes!
Abaixo, é possível observar os trabalhos realizados durante a Gincana, demonstrando que a segurança do paciente é uma meta que se alcança com criatividade, união e comprometimento de todos. As imagens também estão disponibilizadas individualmente no DRIVE.
Impacto na adesão à Higienização das Mãos
Antes do lançamento da iniciativa, o cenário na adesão à Higienização das Mãos no mês de setembro de 2025 indicava um desafio: a maioria dos setores apresentava um declínio na performance, com 50% deles registrando redução em suas taxas em relação ao mês anterior. Apenas 5% dos setores demonstravam um aumento na prática.
A Gincana Mãos Seguras, realizada em outubro de 2025, demonstrou ser um poderoso catalisador de mudança. A análise de indicadores comprovam o sucesso da mobilização:
- Houve um aumento de 58% nas taxas de adesão à HM entre os setores durante o período da Gincana.
- Consequentemente, o percentual de setores que registraram redução nas taxas de HM despencou para 21% — uma melhoria significativa que reflete o engajamento de toda a equipe.
Essa performance reforça o valor de iniciativas lúdicas e educativas na segurança do paciente, mostrando que o conhecimento e o reconhecimento se traduzem em ações concretas e resultados positivos!











