Reconhecimento destaca a maturidade institucional e reafirma o compromisso
com práticas seguras, eficazes e centradas no paciente
O Hospital Santa Cruz conquistou um dos melhores desempenhos no novo ciclo de avaliação da rede prestadora da Unimed 2025, alcançando o Nível 8 na classificação geral, obtendo o Certificado Diamante em Segurança do Paciente e o Selo Ouro de Certificação Unimed Central de Serviços. Para a direção da casa de saúde, os resultados reforçam a maturidade institucional e o compromisso do hospital com a excelência, a segurança e a qualidade da assistência prestada à comunidade.
A avaliação foi conduzida pela Unimed Central RS, conforme critérios definidos pela Unimed do Brasil, e analisou centenas de requisitos estruturados nas dimensões de estrutura, efetividade, centralidade do paciente e segurança do paciente. Esta última, considerada estratégica, envolve um conjunto amplo de práticas que mobilizam diversos setores e equipes do hospital — desde protocolos assistenciais e vigilâncias sanitárias até processos cirúrgicos, gestão de riscos, rastreabilidade, controle de infecções, identificação do paciente, eventos adversos e transição do cuidado.
A Assessoria da Qualidade do HSC, em parceria com a Unimed Central, foi responsável pela organização
dos processos e pela condução da avaliação, realizada em agosto de 2025. A coordenadora do setor, enfermeira Adália Pinheiro Loureiro, destaca que o resultado reflete o trabalho coletivo de todas as equipes assistenciais, de apoio, administrativas, comissões e núcleos institucionais.
“A consolidação de protocolos, o fortalecimento das rotinas de segurança e a cultura de melhoria contínua vêm sendo construídos ao longo dos últimos anos”, explica Adália. “Este resultado reforça a importância de bases institucionais sólidas e também evidencia o desafio de não apenas alcançar esses indicadores, mas sustentá-los de forma permanente”, acrescenta.
Para a instituição, o reconhecimento reafirma o compromisso com práticas alinhadas às melhores evidências científicas e ao cuidado centrado no paciente, contribuindo para uma rede de saúde mais qualificada e segura. “É uma excelente notícia, estávamos ansiosos por este resultado!”, comemora o diretor-geral Rolf Fredi Molz. “O Hospital Santa Cruz agradece às equipes envolvidas e segue empenhado em avançar na entrega de valor à comunidade e na construção de uma assistência cada vez mais segura, eficiente e humana”, ressalta.



