Governador Leite inaugura aparelho de angiografia digital no Hospital Santa Cruz

No mês de setembro o Hospital Santa Cruz reabriu o Centro de Terapia Endovascular – Hemodinâmica, que por três meses esteve fechado para obras de adaptação e remodelação com o objetivo de receber o novo aparelho de angiografia digital. O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde (SES), Arita Bergmann estiveram presentes na casa de saúde para a inauguração do novo espaço e formalização da entrega do equipamento.

O angiógrafo digital, adquirido com investimento de R$ 3.972.489,67 do Programa Avançar Mais na Saúde, possibilitou a retomada de exames cardíacos no local como o cateterismo e a angioplastia, o Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI), entre outras cirurgias endovasculares, evitando que pacientes do município e também da região tenham que se deslocar a outros centros para realizar o procedimento.

Leite destacou a importância da entrega do equipamento para Santa Cruz e para toda a região. “É muito significativo ver este hospital, que é referência regional, receber um equipamento moderno que melhora a precisão dos procedimentos, aumenta a capacidade de atendimento e reduz o tempo de recuperação dos pacientes”, afirmou o governador.

Mensalmente serão realizados 59 exames cardíacos na unidade de Hemodinâmica do HSC, entre angiografias – usadas para identificar obstruções, estreitamentos, aneurismas e coágulos no coração -, cateterismos e exames eletrofisiológicos e endovasculares. A titular da Secretaria Estadual da Saúde, Arita Bergmann, reforçou o impacto da entrega para a região.

“Hoje é um dia de celebração, porque cada entrega como essa significa salvar vidas”, disse a secretária. “O coração não espera quando dá sinais de que precisa de cuidado e proteção, e o Hospital Santa Cruz se destaca em várias áreas e, com esse novo equipamento, poderá ampliar os atendimentos em cardiologia”, acrescentou Arita.

Desde maio, diante da inativação do aparelho antigo, os atendimentos de cateterismo de urgência foram realizados em Lajeado. A medida foi realizada em conjunto com o Estado e o Município para garantir o serviço aos pacientes. Com a chegada do novo equipamento, a equipe de profissionais do HSC também realizou operações assistidas com a equipe da fabricante Siemens, para prestar todo o suporte durante os procedimentos.

Vantagens
O application clinicals da Siemens, José Antônio Osório, reitera que o equipamento é de fácil manuseio e permite realizar procedimentos de cardiologia, neurologia e vascular. “Há um canal para as angiografias e outra estação que faz a imagem tridimensional para ver as imagens com melhor definição”, explica. “Isso facilita ao médico ter melhores posicionamentos da imagem sem precisar injetar tanto contraste”. Segundo ele, Santa Cruz do Sul é uma das primeiras cidades do Brasil a ter esse equipamento.

Conforme o gerente administrativo do HSC, Felipe dos Santos, a reformulação e modernização do Centro de Terapia Endovascular visa proporcionar um cuidado cada vez mais qualificado e resolutivo. “A soma de esforços entre o Hospital Santa Cruz, Secretaria Municipal de Saúde, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Governo do Estado teve como objetivo proporcionar um salto de tecnologia muito relevante para a assistência aos usuários do Hospital”, salienta. “Seguimos com o compromisso contínuo de oferecer excelência em saúde e atendimento humanizado à nossa comunidade”.