Hospital Santa Cruz forma grupo de estudos sobre processo de enfermagem

O Hospital Santa Cruz realizou, nos dias 17 e 18 de junho, o curso de Processo de Enfermagem conduzido pelo enfermeiro Murilo Graeff, coordenador de ensino e pesquisa da Rede de Saúde da Divina Providência. A atividade deu início ao grupo de estudos sobre o tema, que reúne enfermeiros do HSC, residentes e professores enfermeiros da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em um espaço formativo que une teoria e prática com foco na qualificação da assistência.

O curso proporcionou discussões profundas sobre o Processo de Enfermagem, suas etapas, desafios e possibilidades, com ênfase na escolha de uma taxonomia unificada a ser utilizada nas práticas de ensino e assistência. Essa deliberação coletiva busca padronizar os registros e os planos de cuidados, garantindo maior segurança e integralidade no atendimento e fortalecendo o vínculo entre ensino, assistência e cuidado com foco nas necessidades do paciente.

Para a diretora de enfermagem do HSC, Eliane Krummenauer, o encontro representou um marco importante para a enfermagem do Hospital e para o curso de Enfermagem da Unisc, reforçando a integração ensino, pesquisa e assistência entre as duas mantidas. “O momento foi essencial para fortalecer a equipe enquanto coletivo comprometido com o cuidado de qualidade e segurança, além de consolidar a integração com o curso de Enfermagem da Universidade como um movimento estratégico e necessário para que ensino e assistência caminhem juntos na construção de práticas mais consistentes e alinhadas”.

A diretora destacou, ainda, que esse momento reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento de práticas assistenciais qualificadas, centradas no paciente e orientadas por evidências. “A ideia com esse curso é formarmos grupos de trabalho para darmos seguimento com a atualização da prática clínica”, explicou Eliane. “O objetivo é construirmos um espaço formativo, teórico e prático, que possa embasar nossas ações de cuidado com qualidade e segurança, sempre com foco na viabilidade e a aplicabilidade na nossa realidade”.