O Serviço de Psicologia Hospitalar tem como proposta prestar atendimento psicológico aos pacientes e seus familiares em todos os ambientes do Hospital, além da participação em projetos socioassistenciais desenvolvidos pelo HSC. Um dos principais objetivos é minimizar a angústia e outras reações emocionais frente à doença, à hospitalização e ao tratamento, oferecendo atenção à saúde emocional das crianças, adultos e idosos.
As intervenções psicológicas são: avaliação e acompanhamento psicológico, escuta e acolhimento, suporte e orientação familiar, abordagem psicossocial, discussão de casos, encaminhamentos para a rede de saúde especializada e demais ações para aprimorar e fortalecer a assistência integral ao paciente. Além disso, realiza-se permanentemente grupo definido como um espaço de apoio para atender às diferentes demandas dos pacientes, familiares e/ou acompanhantes.
Na Ala São Francisco são realizados grupos com atividades voltadas à educação em saúde. Na Maternidade são realizados grupos de atenção à gestante e de atenção ao puerpério e o grupo Aconchego, voltado às necessidade de pais e familiares das crianças internadas na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e nas UTIs Neonatal e Pediátrica do HSC. Em ambos os casos, são trabalhados os sentimentos, as emoções e outros aspectos psicológicos envolvidos no decorrer do processo de hospitalização, auxiliando no cuidado de forma acolhedora e humanizada, fortalecendo a tríade paciente | família | equipe.
Compõe a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a Comissão de Cuidados Paliativos e Terminalidade, a Comissão Interna de Mortalidade Materno-Infantil, o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (NIGERSP), o Grupo de Trabalho de Situações de Violência, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional e o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio.