Três décadas de tradição na Páscoa do HSC

Ilsi Neumann (59) e Neli Müller (60) são irmãs, santa-cruzenses e trabalham juntas no Hospital SantIMG_3305a Cruz. Não bastasse isso, elas ainda levam em comum uma tradição que já faz parte da história centenária do HSC: são elas as responsáveis pela produção dos biscoitos de páscoa na casa de saúde.

O preparo exige tempo, paciência e dedicação. Como contam as nutricionistas da instituição Carolina Antunes e Cinara dos Santos, não é necessário pedir para que elas produzam os biscoitos. “Elas conhecem a tradição, fazem isso sem a gente precisar pedir. Dá pra ver que elas fazem porque realmente gostam daquilo”, comentam.

Ilsi e Neli são cozinheiras no HSC, responsáveis pela padaria do hospital. Após realizarem o trabalho diário na produção de pães e bolos, elas encontram um tempo para manter a tradição dos biscoitos de páscoa. No total, mais de 110 biscoitos serão distribuídos aos pacientes junto ao café da manhã no dia do festejo.

Tradicionalmente, o HSC distribui os biscoitos há mais de 30 anos. Quando Ilsi começou a trabalhar na padaria da instituição, há 33 anos, o costume já existia. “A gente apenas deu continuidade”, revela Ilsi. Neli, com 37 anos de HSC e há 24 na padaria, ressalta que a prática é um ato de carinho pelos pacientes. “É um jeito de fazê-los feliz no dia da Páscoa.”

O trabalho vai além do preparo da massa e da modelagem dos biscoitos em formato de coelho. Após esfriarem, um dos lados é pintado com uma camada de chocolate. Duas horas depois, quando o chocolate seca, o outro lado é pintado. Apenas após toda essa etapa que as irmãs dedicam-se a enfeitar os mimos de páscoa, pintando os olhos e decorando os biscoitos. E com tanto trabalho por fazer, as irmãs fazem o serviço extra com um sorriso no rosto. “Tudo dá trabalho. É só com trabalho que a gente consegue as coisas”, finaliza Ilsi.

Visita do Coelho
Neste ano, os funcionários do HSC também estão sendo recepcionados em seus setores com o Coelho de Páscoa. Além do espírito e a alegria que a data representa, ele também presenteia os trabalhadores com uma barra de chocolate. A visita do coelhinho ocorreu em todos os setores do hospital, nos três turnos de trabalho. A alegria do momento foi registrada em fotos, que podem ser conferidas no flickr da Instituição pelo endereço www.flickr.com/hospitalsantacruz.