Iniciado no ano de 2012, o Programa Acolher PCD está voltado à preparação, seleção, integração e acolhimento de pessoas com deficiência. O Programa realiza as seguintes ações:
1) Curso preparatório para Pessoas com Deficiência: No ano de 2016, juntamente a outras instituições mantidas pela APESC, iniciou-se um curso de rotinas administrativas na modalidade Jovem Aprendiz, contemplando 15 alunos. O curso objetiva preparar os mesmos para a sua entrada no mercado de trabalho, dando condições de inserção e acompanhamento do seu desenvolvimento junto as mantidas, incluindo-se ai, o Hospital Santa Cruz.
2) Processo Seletivo: o setor de Desenvolvimento Humano realiza processos seletivos para Pessoas com Deficiência para vários cargos da instituição, sempre considerando o potencial para o seu desenvolvimento na função e o desejo de cada candidato. Com o objetivo de apresentar o Programa Acolher PCD e conhecer os objetivos, potencialidades e as limitações de cada candidato (incluindo nesta fase o encaminhamento do laudo para o SESMT), inicialmente é realizada uma entrevista de triagem e, após, os mesmos são direcionados para os processos seletivos que estão em andamento, seja para vagas efetivas ou para aprendiz.
3) Sensibilização das Equipes (Equipe que Acolhe): com o propósito de tornar as equipes (que receberão uma Pessoa com Deficiência no setor) mais preparadas para receber e acolher os profissionais com deficiência, o setor de Desenvolvimento Humano criou espaços de informação e reflexão sobre o tema através da realização de capacitações teóricas em forma de rodas de conversa, contemplando todos os integrantes da equipe e espaços individuais de orientação ao gestor e/ou colega de referência do setor.
4) Integração e Acompanhamento: antes de iniciar no setor, o novo funcionário passa por uma integração. Se for funcionário efetivo, passa pela integração coletiva mensal (na qual participam todos os novos funcionários). Se for Jovem Aprendiz, passa pela integração juntamente com os novos aprendizes. Após quinze (15) dias de trabalho na instituição é agendado o primeiro encontro de acompanhamento e desenvolvimento individual, no qual é feito uma escuta e aplicada uma técnica que possibilite a autoavaliação e o desenvolvimento das competências. Neste encontro é agendado o próximo acompanhamento, conforme a demanda. O número de atendimentos de acompanhamento varia conforme o caso. O suporte para a equipe é realizado mediante avaliação da necessidade, preconizando a melhor adaptação e desenvolvimento de todos.
Acessibilidade
Além destas ações, o HSC vem em processo contínuo de adaptação da estrutura e/ou adequações para melhor atender às demandas dos colegas com deficiência. Nessa perspectiva, a instituição já ofereceu dois cursos in company de LIBRAS, nos períodos de julho a novembro de 2016 e de agosto a dezembro 2017, contemplando 35 vagas.
Para mais informações sobre este programa, entre em contato com o setor de Desenvolvimento Humano da Instituição pelo telefone (51) 3713-7406 ou pelo e-mail recrutamentohsc@unisc.br.