A Ouvidoria do HSC é um canal de comunicação dos pacientes, familiares, funcionários e comunidade em geral com a Instituição. Quem procura a Ouvidoria tem a garantia de que terá seu assunto encaminhado e de que receberá uma resposta.
Criado para que qualquer pessoa possa manifestar suas opiniões sobre o atendimento, as instalações e os serviços oferecidos pelo Hospital, o setor pode ser utilizado para:
– Elogiar os aspectos positivos;
– Sugerir alternativas que possam melhorar o funcionamento do hospital;
– Consultar quando houver qualquer dúvida sobre o que fazer, como fazer, a quem procurar e como proceder em qualquer situação dentro do HSC;
– Reclamar de qualquer aspecto que seja considerado pelo usuário como insatisfatório.
Durante o ano de 2017 foram registrados 1.839 atendimentos, distribuídos da seguinte forma:
Descrição | Quantidade | Percentual |
Elogio/Agradecimento | 814 | 44,26% |
Reclamação | 602 | 32,74% |
Sugestão | 293 | 15,93% |
Solicitação | 44 | 2,39% |
Informação/Orientação | 39 | 2,12% |
Solicitação para convênio | 18 | 0,98% |
Avisos/Comunicados | 6 | 0,33% |
Indevidos / Não SAC (Instituições homônimas, localizadas em outros Estados) | 23 | 1,25% |
TOTAL | 1.839 | 100% |
Satisfação dos usuários: A Ouvidoria do Hospital Santa Cruz promove pesquisas mensais de satisfação junto aos pacientes internados, com o intuito de avaliar os serviços prestados e a estrutura física oferecida. Em 2017 foram aplicadas 1.829 pesquisas, sendo que o índice de satisfação global foi de 98% de aprovação, sendo 98% para pacientes SUS e 98% para pacientes particulares e outros convênios.