CDII amplia parque tecnológico com instalação de novo tomógrafo

Referência no atendimento a pacientes que necessitam de exames de imagem, o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do Hospital Santa Cruz está ampliando o seu parque tecnológico com a instalação de mais um equipamento de alta tecnologia, o Tomógrafo Multislice Revolution Maxima, da marca GE, com 64 /128 canais. O novo equipamento é um dos primeiros deste modelo a serem comercializados no Brasil, dotado de câmera 3D para posicionamento do paciente e inteligência artificial que, dentre outras vantagens, reduz a quantidade de radiação emitida ao paciente, além de realizar exame para a avaliação cardíaca, a Angiotomografia Coronariana e Escore de Cálcio.

Para capacitar os profissionais do CDII, a equipe de Educação da GE ministrou em março uma Aplicação Avançada no novo equipamento de tomografia, envolvendo médicos, técnicos de radiologia e de enfermagem. No treinamento foram explorados os recursos disponíveis para realização dos exames.

De acordo com o médico responsável técnico pelo serviço, Rodrigo Ardenghi, estes exames permitem um estudo avançado da anatomia e função cardíaca, especialmente na visualização não-invasiva das artérias coronárias. A angiotomografia das coronárias permite a avaliação dos vasos e de seu lúmen, bem como a visualização de placas de ateromas, responsáveis por grande parte dos infartos do miocárdio, contribuindo, desta maneira, para a prevenção dos mesmos.

“É um método de rápida execução e realizado de maneira sincronizada aos batimentos cardíacos, permitindo assim o detalhamento de pequenas estruturas, como as coronárias”, explica Ardenghi. “Com o novo equipamento, a unidade passa a ter dois tomógrafos, o que contribui para agilizar o atendimento e ampliar a oferta de horários para a realização de exames, beneficiando os pacientes”, complementa.

Além de contar com toda essa tecnologia, o CDII oferece outros serviços que, ao longo dos anos, consolidaram o HSC como referência em exames de imagem e terapias com o uso de técnicas radiológicas, operando com profissionais capacitados e equipe médica especializada. Um dos serviços mais procurados é o Centro de Terapia Endovascular (CTE) – Hemodinâmica, inaugurado em 2009 e que permitiu ao HSC ser habilitado pelo Ministério da Saúde como um Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.

Ao todo são cerca de 80 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e tecnólogos em radiologia, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, com plantão de urgência 24h. Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Agendamentos de Exames, telefone (51) 3713-7474, pelo whatsapp (51) 98041-4290, no Instragram (@cdii_hsc) ou no site www.hospitalstacruz.com.br/cdii.

Principais Serviços do CDII
Centro de Terapia Endovascular (CTE) – Hemodinâmica
Tomografia Computadorizada
Angiotomografia Coronariana
Ressonância Magnética
Medicina Nuclear (Cintilografia)
Ecocardiografia
Ecodoppler Vascular
Mamografia Digital
Densitometria Óssea
Radiologia Geral Digital
Biópsias e punções
Ecografia Geral 3D e 4D